Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS PÚBLICAS

Estado garante mais infraestrutura para municípios do sudeste do Estado

Os municípios de Santana do Araguaia e Santa Maria das Barreiras foram contempladas com o programa ‘Asfalto Por Todo o Pará’, além de outros investimentos

Por Lilian Guedes (SECTET)
20/05/2022 21h22

O governador Helder Barbalho em Santa Maria das BarreirasNesta sexta-feira (20), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDOP) celebrou diversos convênios e ordens de serviço para obras de infraestrutura em municípios do sudeste paraense. O governador Helder Barbalho esteve presente nos atos de assinatura.

No município de Santana do Araguaia, foi assinada a ordem de serviço para os serviços de drenagem e pavimentação asfáltica de cinco quilômetros de vias urbanas, proporcionando o desenvolvimento da infraestrutura urbana e a segurança viária para a população, como ressaltou o chefe do executivo estadual.

“Hoje, estamos iniciando as obras de cinco quilômetros de asfalto, tirando o povo da lama no inverno, da poeira do verão e garantindo mais infraestrutura para o município de Santana do Araguaia”, disse o governador.

Governador Helder Barbalho assina Ordens de serviço para o município de floresta do AraguaiaMarcilene de Almeida Barros, moradora de Santana, falou das péssimas condições em que vive sem asfalto. “Aqui é muito ruim, poeira demais, quando chove tem vezes que a valeta alaga, derrama é horrível. Nosso sonho é que essa rua seja arrumada porque sempre a promessa vem, mas nunca chega até nós, sempre as outras ruas recebem asfalto, mas essa aqui é esquecida. No verão, por conta da gripe, tive pneumonia duas vezes, poeira demais. E não é só eu não, nós todos que moramos nesse setor aqui sabemos a convivência, tem que tá toda vez no verão molhando a rua por causa da poeira, imagina que tem criança em casa. Nosso sonho é ver essa rua arrumada, tomara que agora saia”, relatou a moradora

Além do programa ‘Asfalto Por Todo o Pará’, foi assinado um convênio para a construção do Terminal Rodoviário da cidade, com estrutura adequada para bem atender a demanda da população local, além de fomentar o turismo com os visitantes, já que o município faz divisa com os estado de Tocantins e Mato Grosso. 

Santa Maria das Barreiras - Os moradores da cidade também serão beneficiados com melhorias na infraestrutura urbana da cidade com a chegada do  programa ‘Asfalto Por Todo o Pará’ que irá levar serviços de drenagem e pavimentação asfáltica em vias urbanas. Ao todo, serão feitos três quilômetros de asfalto.

Santa Maria das BarreirasO governador Helder Barbalho destacou os investimentos do estado para o município. “Temos muitos desafios. Estamos liberando R$ 6 milhões para que a prefeitura possa ter maquinário para cuidar das estradas vicinaiso. Essa é uma região que a produção é o que gera emprego, é o que alavanca a economia, e produção precisa de estrada para escoar. Por isso nós estamos garantindo esses equipamentos. Também asfalto chegando para ajudar na urbanização do município, liberando o início da construção do programa Creches por Todo o Pará, uma creche para 200 vagas destinadas a crianças de zero a cinco anos de vida”, disse o chefe do executivo estadual. 

santa maria das barreiras- Ingrid Yasmin

O morador, Lucas Oliveira é mecânico de moto e relata como é viver em uma rua sem pavimentação. “Na verdade, é ruim de qualquer jeito: quando está quente é poeira demais, e quando chove é perigoso, ali mesmo tinha uma vala que enchia toda vez que chovia. Vai melhorar tudo o asfalto, diminui o risco de escorregar quando venho de moto, vai melhorar bastante”, disse.

O prefeito de Santa Maria das Barreiras, Adriano Salomão, fala que o asfalto na cidade vai trazer mais saúde para a população. “Pavimentação é benefício para a população, que sai da poeira, sai da lama, e vai beneficiar tanto o distrito de Casa de Tábua como a sede do município. A gente recebe de braços abertos, principalmente, na sede porque lá há muitas demandas de idosos, e o asfalto acaba sendo sinônimo de mais saúde para eles, vamos poder proporcionar isso junto com o governo do Estado”, ressaltou o gestor.