Sete órgãos já oferecem serviços na Estação Cidadania de Icoaraci
Orientações e serviços de diversos órgãos estaduais já estão disponíveis em apenas um local, no Distrito de Icoaraci, em Belém. Na tarde desta terça-feira (18) foi entregue a Estação Cidadania localizada na Avenida Lopo de Castro, no Bairro do Cruzeiro. Já são nove postos de atendimento em todo o Estado, sendo cinco em Belém e os outros em Ananindeua, Parauapebas, Marabá e Santarém, contemplando moradores das regiões Metropolitana de Belém, sudeste e oeste do Pará. A cerimônia contou com a presença do governador Simão Jatene, de secretários de Estado e autoridades locais.
A Estação Cidadania em Icoaraci deve beneficiar 280 mil moradores do distrito e do entorno. A previsão é superar 5 mil atendimentos a cada mês. "Esse é um espaço importante de cidadania, que sintetiza o papel do Estado, que é trazer os serviços públicos para mais próximo de todos", afirmou o governador Simão Jatene.
Sete órgãos estaduais oferecem atendimento na nova unidade - Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Polícia Civil, Banco do Estado do Pará (Banpará), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Superintendência Regional do Trabalho (SRTb/Sead), que emitirão documentos como carteira de identidade, carteira de trabalho e primeira habilitação. A Fundação Hemopa também está presente com uma unidade móvel para coleta de sangue, sempre na última semana de cada mês.
Benefícios - “Aqui, o governo do Estado dispõe de serviços essenciais integrados, possibilitando o acesso à cidadania, facilidade na prestação de benefícios”, destacou Alice Viana, titular da Secretaria de Estado da Administração (Sead), responsável pela coordenação das Estações Cidadania. De 2011 a 2018, foram investidos nas unidades mais de R$ 5,9 milhões, resultando em mais de 3 milhões de atendimentos.
Entre os primeiros a usufruir dos serviços oferecidos na nova Estação Cidadania, Lana Carla Marinho, 41 anos, tirou a segunda via da carteira de identidade. "Estava há três anos sem RG, e depois de um processo rápido pude sair com meu novo documento em mãos", informou.
"Além de atender moradores de Icoaraci e bairros como Tapanã, Tenoné e Benguí, esta unidade vai beneficiar os moradores das ilhas próximas, como Outeiro e Cotijuba", acrescentou Bernadete Pinheiro, líder comunitária.
A Estação Cidadania Icoaraci fica na Rua Lopo de Castro, nº 78, Bairro do Cruzeiro, e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 14 h. Mais informações e agendamento de serviços em www.estacaocidadania.pa.gov.br.