Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FLUXO

HGT amplia atendimento ortopédico e agiliza atendimento de usuários

Com reforço na especialidade, 20 procedimentos foram realizados em uma única semana

Por Governo do Pará (SECOM)
20/05/2022 11h38

O Hospital Geral de Tailândia (HGT), localizado no sudeste paraense, passou a ampliar o procedimento ortopédico que agiliza no atendimento de usuários da unidade hospitalar.

Alguns procedimentos estão complementando o rol de cirurgias ortopédicas ofertadas pela equipe multiprofissional do HGT, como a de Haste Intramedular Bloqueada de Tíbia. Na prática, o procedimento é realizado com a inserção de parafusos que travam o osso e a haste. Uma haste por dentro da medula. De acordo com o ortopedista Marco Varella, este é um procedimento minimamente invasivo.

“Essa ampliação na medicina ortopédica veio trazer mais conforto e maior resolubilidade nos procedimentos e na recuperação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que são assistidos pelo HGT”, comentou o médico, que também atua com outro colega da especialidade, Gabriel Vilela, que reforçou o time de especialistas para atendimento de fraturas mais complexas de antebraço, perna e luxações.

Diante do reforço na equipe de Ortopedia do HGT, entre os dias 16 a 20 deste mês, foram realizadas cerca de 20 cirurgias. Entre os usuários beneficiados pela iniciativa da gestão do HGT está a pequena usuária Lídia, de apenas dois anos. Acompanhada de sua mãe, Camila Castro, a menina passou pela consulta ambulatorial, exames e o procedimento cirúrgico na mão esquerda, entre os dias 18 e 19 de maio.

“Tudo foi muito rápido. Em 24 horas, a minha filha já estava no bloco cirúrgico. Com a ampliação do atendimento, não fomos transferidas para um outro hospital. Com os novos procedimentos, o HGT resolveu o atendimento dela, aqui mesmo, graças a Deus”, contou mãe da menina.

Estrutura

O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Texto de Pallmer Barros (HGT)