Crianças serão beneficiadas com a instalação de creches em Parauapebas, Curionópolis, Eldorado dos Carajás e Canaã dos Carajás

18/05/2022 17h34

Durante a entrega da Usina da Paz de Parauapebas, na região sudeste do Estado, o governador Helder Barbalho também assinou as Ordens de Serviços (O.S) para construção imediata das creches em Parauapebas, Curionópolis, Eldorado dos Carajás e Canaã dos Carajás, municípios que ficam no sudoeste paraense. Desde o início da atual gestão, a valorização da primeira infância em respeito à vida é tratada com prioridade nas políticas implementadas pelo Governo do Pará. Ao todo, serão 150 unidades instaladas em todos os municípios paraenses.

O Programa “Creches Por Todo o Pará” funcionará em regime de colaboração entre o Estado e as prefeituras. Cada unidade escolar terá capacidade para 200 crianças, com 10 salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca, firmando o compromisso do governador com a educação básica: “Eu estou muito feliz em estar aqui este dia, reforçando a educação do nosso Estado”, enfatizou o chefe do executivo estadual. 

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, enfatiza que é um momento nunca vivenciado na educação infantil aplicada no Pará: “A cada ano, em todo o Estado, cerca de 30 mil crianças terão a oportunidade de estar em um local confortável e propício para uma educação de qualidade, junto a uma equipe pedagógica capacitada. Serão 200 crianças beneficiadas a cada ano, em cada unidade. São famílias que terão a oportunidade de ir em busca da qualidade de vida aos seus familiares, sem precisar se preocupar com o bem-estar da sua criança”, disse a secretária de Estado. 

A iniciativa vai garantir 30 mil novas vagas e beneficiar milhares de famílias, permitindo que pais, mães ou responsáveis tenham um ambiente adequado para deixar seus filhos em segurança e possam estar inseridos no mercado de trabalho com tranquilidade. Um investimento de mais de R$ 400 milhões do Tesouro estadual. Assim que as unidades forem entregues pelo Governo do Estado, os gestores municipais vão assumir a supervisão das creches, desde a manutenção da estrutura física à lotação dos servidores. Os espaços de aprendizagem serão construídos obedecendo a um modelo padronizado previamente estabelecido pela equipe técnica da Seduc.

Por Evaldo Júnior (SEDUC)