Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESCOLAS PÚBLICAS

Estudantes paraenses marcam presença na Olimpíada Brasileira de Matemática

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/10/2018 00h00

O Pará é um dos estados brasileiros que mais inscrevem alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com participação de estudantes de todos os seus 144 municípios. Em 2018, foram inscritos mais de 950 mil alunos e a meta, segundo o coordenador da OBMEP no Estado, é atingir, nos próximos anos, a marca de 1 milhão de estudantes.

“Fizemos uma pesquisa aqui no Estado que aponta uma melhora na qualidade de vida do aluno que é premiado na Olimpíada. Eles melhoram na escola, ficam mais focados, aprendem com mais facilidade e se sentem mais seguros para encarar o vestibular. Temos vários casos de estudantes que depois da OBMEP se tornaram muito melhores”, comentou o professor José Augusto Fernandes, coordenador da OBMEP no Pará.

Atualmente, o Pará está em 17º na classificação geral, mas já conquistou um quarto lugar, sempre obtendo diversas conquistas de medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas. Ao todo, de 2010 até 2017, os alunos paraenses conquistaram mais de 500 medalhas. De 2005 até 2016, apenas estudantes de escolas públicas participaram da Olimpíada.

Recentemente foi divulgada a lista com os alunos aptos a realização da prova da 2ª fase e última da 14ª edição da OBMEP, um projeto nacional destinado a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e promovido com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Este ano, quase 43 mil estudantes do Pará irão para a disputa que premia com medalhas de ouro, prata, bronze e também com menções honrosas os estudantes que mais se destacarem entre os concorrentes de todo o país. 

Ainda de acordo com o coordenador, existe uma mobilização de secretarias municipais de educação, escolas e professores para inscrever os alunos. “Todo mundo ganha com a OBMEP, existem diversos tipos de premiação que englobam todos os atores que fazem parte desse projeto e nosso objetivo é premiar cada vez mais, dar treinamento para os alunos para que sejam cada vez melhores”, complementou.

Um dos alunos que mudou de vida depois de conquistar três medalhas na OBMEP foi Maicon Souza, hoje aluno do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará (UFPA).

“Me inscrevi pela primeira vez na OBMEP quando estava no ensino fundamental e ganhei uma menção honrosa. Aquilo para mim foi demais, meus pais ficaram muito orgulhosos, tanto que fizeram até uma moldura e até hoje esse certificado está pendurado na parede da sala da casa da minha família em Ponta de Pedras. Aquele certificado começou a mudar a minha vida”, contou o universitário que mora em Belém, mas que é natural de Ponta de Pedras, no Marajó.

No Ensino Médio, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dra. Ester Mouta, ele conquistou mais três medalhas: uma de ouro e duas de prata. Maicon, assim como outros estudantes que ganham medalha de ouro, garantiu também uma bolsa por um ano. “Foi quando percebi que eu não podia apenas terminar o Ensino Médio e ter um emprego qualquer. Estudei muito e hoje estou quase me formando na UFPA”, concluiu.

A OBMEP é hoje o maior evento do mundo na modalidade de competição intelectual envolvendo estudantes da educação básica. A competição atinge cerca de 20 milhões de jovens brasileiros. Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a Olimpíada visa promover o estudo da disciplina; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas; além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Os quase 43 mil estudantes paraenses que passaram pra segunda e última fase deste ano farão a prova no próximo dia 15 de setembro. O resultado final será divulgado no dia 21 de novembro.