Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Moradores de Parauapebas esperam melhorias de vida com a chegada da Usina da Paz

A população poderá usufruir, gratuitamente, de 60 serviços entre atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, cursos, capacitação técnica e profissionalizante

Por Raiana Coelho (FUNTELPA)
16/05/2022 19h50

Panorâmica da Usina da Paz Parauapebas, cercada pelas serras da região sudeste do Pará A poucas horas de ser oficialmente entregue, a Usina da Paz Parauapebas, localizada no bairro Jardim Tropical I do município, no Sudeste do Pará, recebe os ajustes finais para a próxima quarta-feira (18), quando o Governador do Estado, Helder Barbalho, estará na cidade para dar início ao funcionamento do espaço. 

Quem mora no bairro aguarda com bastante expectativa a entrega deste equipamento público. “Eu creio que vai melhorar muito o nosso bairro, é uma obra muito boa, vai servir pra nós e pra nossas crianças, já está sendo muito bom na verdade. Eu pretendo fazer um curso de informática e tenho minha filha de 6 anos que o sonho dela é ter aula de balé e natação”, conta Renata Soares, empreendedora local.

A UsiPaz Parauapebas é o quinto complexo comunitário integrado entregue pelo Territórios Pela Paz (TerPaz)Este será o quinto complexo comunitário integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz) existente no Estado. O primeiro deles foi a UsiPaz Icuí-Guajará, em Ananindeua, em seguida, a UsiPaz Cabanagem, em Belém, a Nova União, em Marituba, e a mais recente, entregue no início de maio, a UsiPaz Benguí. Segundo a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), órgão responsável por coordenar o projeto, até o momento as UsiPaz já resultaram mais de 200 mil atendimentos.

Vizinho da UsiPaz Parauapebas, no sudeste do Pará, Josiel da Silva: "Está todo mundo na expectativa", disse Josiel da Silva é vizinho da Usina da Paz Parauapebas e disse que ter essa estrutura tão perto melhorou  até a auto estima dos moradores. Ele é dono de uma lanchonete que fica bem na frente do complexo, pensando na evolução que o espaço trará ao bairro, promoveu uma reforma no estabelecimento e aguarda melhorar o faturamento com a grande movimentação que o espaço trará. “Está todo mundo na expectativa de o espaço fazer bem à população, já está sendo bastante produtivo ter a Usina aqui no nosso bairro, eu mandei até ampliar a minha vendinha”. 

O novo complexo comunitário irá ofertar 60 serviços gratuitos à população, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, cursos, capacitação técnica e profissionalizante; além de eventos e encontros da comunidade, por meio de 17 secretarias estaduais e instituições parceiras envolvidas.

“Agora eu tô animada, eu tava pensando em vender a minha casa porque aqui era parado demais, tinha muita bandidagem, valorizou muito a rua essa obra, eu tô pensando até em abrir uma venda aqui na frente. Eu andei me informando e soube que aí dentro vai ter estudo, cursos, e isso vai ser bom pra mim porque é bem pertinho da minha casa, não vou precisar mandar meus meninos pra longe e nem com transporte”, disse Ana Cleide, dona de casa.

As inscrições para cursos e atividades esportivas serão feitas gradualmente e divulgadas nas redes sociais da Usina da Paz. Para realizar a inscrição, o morador precisa ir presencialmente à recepção da UsiPaz, com original e cópia dos documentos como RG, CPF e comprovante de residência.

Serviço -  A UsiPaz Parauapebas vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, de 8h às 14h; e aos domingos, de 8h às 18h de acordo com as demandas da comunidade e das secretarias e fundações para a realização de eventos.