Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE PROFISSIONAL

No Marajó, Governo do Pará certifica 100 alunos do Qualifica Pará

Concluintes dos cursos de Mecânica de Motor a Diesel, entre outros, receberam os certificados das mãos do governador

Por Governo do Pará (SECOM)
16/05/2022 17h11

O governo do Pará certificou, nesta segunda-feira (16), mais 100 alunos do programa "Qualifica Pará", residentes no município de Soure, no Marajó. Durante a agenda oficial, os alunos dos cursos de Mecânica de Motor a Diesel, Manutenção de Celular, Cabeleireiro, Pintor de obras e Instalador hidráulico, receberam os seus certificados das mãos do governador Helder Barbalho.

O programa surge com o intuito de impulsionar a inserção e reinserção no mercado de trabalho e conta com um dos maiores investimentos em qualificação profissional já feitos pelo Estado. Ao todo serão aproximadamente 60 milhões de investimento.

“O programa é fundamental para que através do seu talento, você possa gerar renda, abrir o seu empreendimento através de alguma atividade seja de mecânico, de confeitaria. E está região ela tem muito da importância dos benefícios assistenciais pra cá, o bolsa família, o seguro defeso, mas para além dos benefícios, oportunizar qualificação para a população é fundamental, para que através do seu talento, da sua habilidade, possa ter acesso a emprego, à oportunidade, à educação”, pontuou o chefe do executivo. 

Waldemar Leal foi aluno do curso de mecânica a diesel. Ele destaca a importância da oportunidade na vida daqueles que precisam agregar mais experiências para o mercado de trabalho. “O Governo do Estado nos trouxe, através dos cursos, a oportunidade de nos formarmos em uma profissão para sermos bons profissionais no futuro. Aqueles que realmente querem se colocar no mercado de trabalho, mas enfrentam dificuldades pela falta de experiência, querem e precisam desta formação. Então eu agradeço pela oportunidade que o Governo nos ofereceu. Um curso como o que eu fiz, geralmente é pago e eu nunca tive condições, mas no Qualifica eu pude faze-lo de graça e isso faz toda a diferença”. 

Waldemar LealA coordenação do Qualifica Pará está sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). Além da capacitação, o programa ainda prevê um microcrédito voltado aos educandos, para contribuir na compra de equipamentos e na estruturação do primeiro negócio, se houver interesse.

“Graças a Deus e ao nosso Governador, estaremos entregando hoje mais 100 certificados, colocando mais 100 jovens no mercado de trabalho dessa belíssima cidade de Soure, uma cidade muito acolhedora, que precisa dessas pessoas com possibilidade de estarem contribuindo para a sociedade, abrindo seus pequenos negócios, ou se inserindo no mercado formal, no turismo ou no artesanato, segmentos importantes para o município. Em conversa com as lideranças populares de cada região, são encontrados os cursos que mais tem aderência às necessidades locai. Então este bloco de 45 cursos ofertados, são depois destrinchados para atender cada realidade. Isto é muito importante para que os cursos não sejam ‘certificados de gaveta’. A ideia é que os certificados sejam, o mais breve possível, colados na parede do empreendimento dos alunos do Qualifica”, reforçou o titular da Seaster, Inocencio Gasparim.