Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E OPORTUNIDADES

Sectet forma primeira turma do curso Técnico em Saúde Bucal, em Belém

Outros cursos estão em andamento nas Usinas da Paz da Cabanagem, Icuí-Guajará, Nova União; e, ainda, em Mocajuba

Por Fernanda Graim (SECTET)
16/05/2022 16h10

Na última sexta-feira (13), a primeira turma de Técnicos em Saúde Bucal, curso ofertado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), realizou a cerimônia de formatura. O curso obteve aproximadamente 1.300 pessoas inscritas, e apenas 40 foram selecionados, sendo a primeira turma pública do curso de TSB ofertada pelo Governo do Pará.

Após pouco mais de um ano e meio, e passando pelo período pandêmico, a turma concluiu o curso com 37 formandos, que celebraram e receberam seus diplomas em um evento realizado no auditório da Universidade da Amazônia (Unama).

“Foi uma experiência única, que mudou a minha vida. Eu adquiri muito conhecimento na área profissional, tive muita experiência no meu estágio também. Eu estou muito feliz neste momento e sou muito grata por ter participado do curso e ter chegado até aqui, até a formatura”, comemorou a agora Técnica em Saúde Bucal, Vanessa dos Santos.

O curso não impactou apenas na vida dos formandos, mas nas de suas famílias também, como conta Ana Selma Gonçalves, irmã e paraninfa do formando Manuel Francisco: “É muito gratificante um dia como hoje. É um curso que está no mercado, que vai abrir muitas portas. É muito gratificante também ver que a Sectet, em parceria com a UFPA, proporcionou o engajamento para que isso ocorresse. Quero agradecer aqui muito à equipe pedagógica também”, disse comovida.

O secretário adjunto da Sectet, Adejard Cruz, representando a titula do órgão,  Edilza Fontes, presidiu a cerimônia e expressou a alegria de poder presenciar o evento, além de aconselhar os recém-formados: “É uma honra muito grande para nós, da Sectet, estar presente em um evento como este, porque é muito gratificante ver o trabalho e o investimento que está gerando frutos. Vocês não devem enxergar isso como um ponto de chegada, mas também como ponto de partida, porque acaba desbravando para vocês novas oportunidades. Gostaria de parabenizar vocês e desejar muito sucesso”, concluiu.

O curso de TSB ofertado pela Sectet é o primeiro a ser concluído dentre quatro outros que estão em andamento na Usina da Paz (UsiPaz)  da Cabanagem , em Belém; na do Icuí-Guajará, em Ananindeua; na de Nova União em Marituba; e no município de Mocajuba, onde as aulas começarão em breve.

O evento contou ainda com a organização do cerimonial dos alunos do curso técnico em Eventos, da Escola de Ensino Ténico do Estado do Pará (Eetepa) Anísio Teixeira, e com a banda da turma do curso de Música da Eetepa São Lucas, que colaboraram para tornar a cerimônia mais emocionante. As duas escolas fazem parte da rede de Eetepas coordenadas pela Sectet.

Texto de Roberta Cartágenes (Com supervisão da Ascom da Sectet)