Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL

Governo do Pará estende à população Warao os serviços públicos oferecidos pelas Usinas da Paz

TerPaz liderou a primeira edição do "Usina Para Todos", ação integrada que reúne várias secretarias de governo para garantir inclusão aos refugiados venezuelanos

Por Paulo Garcia (SETRAN)
14/05/2022 13h49

O Governo do Pará, por meio do programa Territórios pela Paz (TerPaz), iniciou neste sábado (14), a primeira edição do “Usina Para Todos”, uma ação integrada entre os órgãos estaduais com o objetivo de atender a população indígena venezuelana da etnia Warao.

A programação é uma iniciativa da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (UNHCR) e as Secretarias de Segurança Pública (Segup), de Saúde Pública (Sespa), de Esporte e Lazer (Seel), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), de Assistência Social, Trabalho e Renda (Seaster), de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Fundação Cultural do Pará (FCP), Polícia Militar (PMPA), Corpo de Bombeiros (CBPA) e Guarda Municipal (de Belém e Ananindeua).

“Esta programação será realizada nas três grandes Usinas da Paz, que foram entregues recentemente, no Icuí-Guajará, Cabanagem e Benguí, escolhidas por conta da proximidade da localização em que os Waraos estão instalados. O ‘Usinas Para Todos’ tem como objetivo fazer uma aproximação entre o Estado e essa população e dizer para eles que não estão sozinhos, que eles terão acesso a diversos serviços dentro da própria usina. Uma maneira deles conhecerem também esses espaços”, informou a diretora geral do Núcleo de Articulação da Cidadania da Seac, Juliana Barroso.

Foram ofertados serviços como atendimento médico, com ginecologista, pediatra e clínico geral, atendimento odontológico, emissão de documentos (1° e 2° Via de Certidão de Nascimento e de óbito e pré-documento de estrangeiros), realização de Jogo de Futebol, Vôlei, Rapel, além de apresentação do Canil e Cavalaria.

O indígena venezuelano, Luís José Azulai, de 45 anos: " “Foi a primeira vez que venho aqui e está bem organizado''.O indígena Luís José Azulai, de 45 anos, aprovou a iniciativa. “Foi a primeira vez que venho aqui e está bem organizado. Nós estamos necessitando de alguns serviços como atendimento médico, odontológico, documentação, e está sendo muito bom, as crianças estão se divertindo”, afirmou. 

Janaína Galvão, da Agência da ONU para Refugiados: " Uma pessoa refugiada não de casa porque quis, mas porque precisou". Segundo a representante da Agência da ONU para Refugiados, Janaína Galvão, é estimado cerca de mil indígenas da etnia Waraos residindo em diferentes municípios paraenses. Na região de Belém e Ananindeua, a média é entre 600 a 700 pessoas. Ela conta que a “agência da ONU para refugiados tem um mandato para proteger e articular soluções duradouras para pessoas que são forçadas a se deslocar por motivo de guerras, conflitos, perseguições, violências graves, generalizadas e violações de direitos humanos. Uma pessoa refugiada sai de sua casa não porque ela quis, mas porque precisou, para sobreviver e proteger a sua família, sua liberdade e integridade”.

Para Janaína, ações como esta são importantes para aproximar as comunidades indígenas refugiados. "Ações como essas permitem que o estado esteja cada vez mais próximo dessa população, não só porque possuem presença em todo estado do Pará, mas porque o Estado oferece serviços importantes como esses que encontramos aqui nas Usinas da Paz. Nós estamos muito felizes pois essa é uma oportunidade não só para os warao acessarem serviços médicos ou atividades desportivas, mas também de se integrarem, de realmente se sentirem parte do território no qual residem”, concluiu.

O “Usina Para Todos” será realizado durante três sábados. Acompanhe o calendário da ação:

14/05 (sábado) - Usina da Paz Icuí-Guajará, localizada na Estrada do Icuí Guajará com a Avenida Independência, às 8h.

21/05 (sábado) - Usina da Paz Cabanagem, localizada na Avenida Damasco, nº 37, próximo a estrada do Benjamin, às 8h.

28/05 (sábado) - Usina da Paz Benguí, localizada na Estrada do Benguí S/N, ao lado do Parque de Retenção do Detran, às 8h.