Segup deflagra operação integrada para prevenção e repressão de crimes
Forças de segurança atuam no patrulhamento ostensivo das ruas, na fiscalização do trânsito, entre outras ações estratégicas
Agentes das forças de segurança se concentram no Porto Futuro para iniciar a Operação Impacto A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) deflagrou de forma integrada, a “Operação Impacto”, na manhã desta sexta-feira (13), com o objetivo de inibir e coibir a violência, além de manter a redução nos indicadores de crimes violentos na Região Metropolitana de Belém (RMB).
A Operação envolveu quatro frentes e pontos estratégicos no Parque Porto Futuro e Arena Guilherme Paraense "Mangueirinho" em Belém; Ginásio de Esportes Almir Gabriel "Abacatão", em Ananindeua; enquanto que em Marituba, o encontro das forças de segurança foi na Praça Matriz, e ações seguem pelos bairros da RMB e vão entrar pela noite.
A iniciativa da Segup envolve todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado (Sieds), que juntos com as guardas e órgãos municipais de trânsito, atuam, dentro das suas atribuições, gerando forte impacto positivo à população, que têm maior visibilidade e segurança com as forças policiais nas ruas.
Policial fiscaliza transporte coletivos na manhã desta sexta-feira, na Grande Belém"Nós estamos investindo em integração, seja na base de dados das forças de Segurança, mas também em inteligência, tanto a artificial quanto a que envolve a capacitação dos nossos servidores. Portanto, a partir disso, temos praticado ações integradas para que juntos possamos coibir a criminalidade. Sabemos que estamos no caminho correto, pois estamos no quarto ano seguido de redução, porém a gente sabe que muita coisa precisa ser feita ainda. O que sempre vamos reiterar é que nós temos uma redução e que podemos trabalhar para que a violência reduza cada vez mais", enfatizou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
A Operação Impacto também envolve a fiscalização no trânsito da Região Metropolitana de BelémIntegração
Um conjunto de ações preventivas e repressivas estão alinhadas e já estão sendo realizadas de forma integrada, bem como, isoladas, de acordo com a competência de cada instituição.
Outras operações, já em andamento, serão reforçadas, a partir da operação Impacto como: "Operação Tolerância Zero", "Duas Rodas" e Parador 27". Dentro as ações estão o reforço no policiamento e patrulhamento ostensivo nas ruas da RMB, com incursões em pontos e horários estratégicos; fiscalização no trânsito com barreiras fixas, para que se verifique veículos particulares e transportes coletivos; fiscalização em bares, casas noturnas e estabelecimentos comerciais; cumprimento de mandados judiciais, além de ações em combate à crimes sexuais contra crianças e adolescentes.
Agente aborda mototaxista, entre as atividades de fiscalização da ação integrada, nesta manhã de sexta (13) O secretário Ualame Machado, reiterou, ainda, que, "aos finais de semana o fluxo de pessoas na ruas, bares e casas noturnas é maior, o que muitas vezes é onde aumenta as chances de que crimes ocorram, portanto com a operação juntamos todas as operações que já fazemos no dia a dia, para que por meio da "Duas Rodas" com abordagens de bicicletas e motocicletas que são utilizadas para praticar crimes, o embarque e desembarque dos ônibus, com a saída segura e chegada segura nos ônibus, a operação Lei Seca nos estabelecimentos, e todo o conjunto de ações que são feitas diariamente pelas forças de segurança, para que a gente possa dá a visibilidade pra população ver a presença da polícia e também dar mais ênfase em todas as ações nesse final de semana", concluiu.
Participam da operação integrada, agentes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado, departamentos de trânsito municipais e Guardas municipais dos municípios da Região Metropolitana.