Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Setur fecha o ano com mais de 5 mil pessoas capacitadas na atividade turística

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/12/2017 00h00

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) fecha o balanço anual de capacitações em segmentos da atividade turística com um saldo de 5.130 pessoas certificadas nos cursos ofertados pelo Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQtur). As formações englobaram profissionais e empreendedores do setor, acadêmicos, estudantes, profissionais liberais e autônomos com o objetivo principal de aprimorar a qualidade dos serviços turísticos prestados e fortalecer a cadeia produtiva do setor, aumentando a eficiência no trabalho, a melhoria de qualidade de vida e a perspectiva de empregabilidade e melhor renda.

O estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, Carlos Lima Barroso, de 29 anos, decidiu abrir a própria empresa após participar da qualificação nos cursos de “Condutor de Trilhas e Caminhadas” e “Educação Ambiental”. Ele conta que com o empreendimento tem conseguido manter uma renda razoável, além de oferecer oportunidade de emprego para mais três pessoas.

“Em princípio as atividades eram de interesses acadêmicos, mas o ecoturismo me conquistou. Eu já trabalhava com o turismo de aventura em Belém, mas nada em caráter profissional. Depois de participar de alguns cursos observei que ali havia uma oportunidade de negócio, principalmente em relação ao ecoturismo e ao turismo de aventura, e com as parcerias da Setur e do Ideflor-bio pude exercer atividades como condutor de trilhas no Parque Estadual do Utinga (PEUT). Os cursos contribuíram para aumentar ainda mais a vontade de empreender nessa área. Era a oportunidade de abrir meu próprio negócio, já que o País vive essa crise econômica e não sabemos quanto tempo isso vai durar”, diz ele.

Para a turismóloga Ana Paula Sousa dos Santos, gestora da empresa Nós na Trilha, cursos como “Turismo de Aventura”, “Trilhas e Caminhadas” e “Reconhecimento da Fauna e Flora” foram fundamentais para que ela adquirisse a expertise necessária para abrir um negócio nessa área. “Graças à graduação no curso de Turismo conheci a Setur, onde fui convidada para participar de algumas capacitações. Uma delas foi decisiva para a criação da 'Nós na Trilha'. Usamos os conhecimentos adquiridos nesses cursos para implantar o grêmio de aventura aqui em Belém explorando os parques ambientais, reservas e espaços ecológicos, e o principal, para mostrar que temos espaço para essas atividades aqui. Pode contar com um órgão que nos apoia sempre é muito gratificante e nos inspira a buscar o melhor, pois temos um grande potencial em turismo”, garante a profissional.

Números - Dados levantados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) mostram que o Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade (Ideflor-Bio), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Instituto Federal do Pará (IFPA) - e em alguns cursos o patrocínio do Banco da Amazônia - capacitou e qualificou 3.465 pessoas nos polos turísticos Belém, Amazônia Atlântica, Araguaia-Tocantins, Marajó, Tapajós e Xingu e mais 1.665 profissionais nos minicursos disponibilizados durante a 8ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), totalizando o 5.130 capacitados deste ano.

Desde a criação do PEQTur, entre os anos de 2012 e 2017, a Setur capacitou e qualificou um total 20.604 profissionais gerando oportunidades de emprego e renda para a população e fomentando o turismo nos seis polos turísticos paraenses, em cursos como o Cozinha Brasil, Vigilância e Saúde, Recepção em Hotelaria, Gestão de Pequenos Negócios Turísticos, Qualidade no Atendimento ao Turista, Garçom e Garçonete, Cozinha Regional, Policiamento Turístico, Condutor de Trilhas e Caminhadas, Monitor de Turismo Religioso, Condutor Local de Turismo, Turismo de Aventura, Condutor de Pesca Esportiva, Agente de Informações Turísticas, Turismo de Base Comunitária e Rural, Apoio ao Turismo Receptivo e Inglês Aplicado aos Serviços Turísticos.

“O grande mérito da Setur são os parceiros que contribuem com cursos. Isso tem um impacto muito positivo no contexto da inserção profissional dessas pessoas. Então, se hoje nós avançamos foi de mãos dadas com outras instituições” afirma Flávia Lima, gerente de Qualificação Profissional da Diretoria de Política em Turismo (DPOT) e coordenadora do Programa Estadual de Qualificação de Turismo (PEQTur) da Setur.

Parcerias em 2018 - Para o ano que se inicia, a agenda da Setur já conta com o apoio do Batalhão da Polícia Ambiental para realização de cinco cursos de Trilha de Caminhadas nos municípios de Cachoeira do Arari, Alenquer, São Geraldo do Araguaia e também no Parque Estadual do Utinga. Cursos com verbas de emendas parlamentares foram assegurados para nove turmas nos municípios de Barcarena, Marituba e Belém. A expectativa é que já nos primeiros três meses de 2018, a Setur realize outros 50 cursos.

(Colaboração de Carolina Barbosa)