Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Ação garante mais de 500 atendimentos no Centro de Reeducação Feminino

Mais de 440 internas do CRF receberão, até esta sexta-feira (13), oferta de assistência jurídica, emissão de documentos, atendimento de saúde e ações de estética

Por Governo do Pará (SECOM)
12/05/2022 17h45

Mais de 500 atendimentos foram registrados, nesta quinta-feira (12), no primeiro dia da Ação de Cidadania realizada no Centro de Reeducação Feminino (CRF), em Ananindeua, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), Defensoria Pública do Estado e Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua. As mais de 440 internas do CRF receberão, até esta sexta-feira (13), oferta de assistência jurídica, emissão de documentos, atendimento de saúde e ações de estética, como limpeza de pele e corte de cabelo.

O secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Samuelson Igaki, agradeceu a todos os envolvidos no evento e ressaltou a importância da parceria entre os órgãos do poder público para que ações como essa se tornem realidade.

“Quando, hoje, as pessoas visitam as nossas casas penais, não imaginam a evolução do sistema penitenciário nestes últimos anos. Muito já foi feito, mas, sem dúvida, ainda há muito a fazer e isso só será possível por meio da união de forças em prol do aprimoramento do sistema penal paraense”, destacou.

O promotor de justiça Edvard Cavalcante também ressaltou a relevância do trabalho realizado em conjunto entre a Seap e os órgãos da Execução Penal, uma realidade diferente do que acontece na maioria dos estados do país.

“Em muitos lugares onde a gente chega, os colegas até se surpreendem quando sabem que aqui uma ação como essa consegue reunir o Ministério Público, Defensoria Pública, Judiciário e Secretaria de Administração Penitenciária imbuídos do mesmo propósito, que é garantir os direitos das pessoas privadas de liberdade”, frisou.

Da mesma forma, o juiz da Vara de Execuções Penais da Região Metropolitana de Belém, Deomar Barroso, diz ser um privilegiado por poder acompanhar de perto as transformações que vêm ocorrendo nos sistema penitenciário do Pará. Para ele, a redução dos índices de criminalidade nas ruas do Estado está diretamente relacionada com o controle das casas penais.

“Toda essa mudança, sem dúvida, reflete nas ruas, que agora contam com uma segurança maior. Eu tenho certeza de que 100% das cadeias, hoje em dia, são controladas pelo estado do Pará, e não mais por facções criminosas, o que torna tudo mais gratificante”, pontuou.

Para o defensor público Geral do Estado, João Paulo Ledo, as pessoas privadas de liberdade fazem parte do público prioritário para o atendimento da Defensoria Pública do Estado. “É por isso que eu faço questão de estar presente em todas as ações de cidadania no cárcere porque é junto a esse público que a gente consegue ainda mais fazer a diferença”, resumiu.

Ao todo, neste primeiro dia de Ação de Cidadania no CRF, foram realizados 501 atendimentos, sendo 221 jurídicos e 290 de saúde. Também foram emitidas 40 carteiras de identidade e 100 certidões de nascimento (segunda via).

Texto: Ascom Seap