Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Programação cultural homenageia assistentes sociais no Ophir Loyola

O início das celebrações alusivas ao Dia do Assistente Social contou com programação musical e exposição fotográfica  

Por Governo do Pará (SECOM)
11/05/2022 16h58

Girassol. Comumente associado à alegria, o vegetal é conhecido por girar o caule para posicionar a flor à disposição do astro rei. Quem chegou ao Hospital Ophir Loyola (HOL) nesta quarta-feira (11), deparou-se com um painel repleto deles. Trata-se da Exposição Fotográfica 15 de Maio - Dia do Assistente Social. Em meio a representações de heliantos, feitos com dobras de papel manuseadas pelos próprios profissionais da saúde, dezenas de fotos ilustram o trabalho desenvolvido pela Divisão de Serviço Social da casa de saúde. A flor também foi tema da música que inaugurou as atividades alusivas à data. 

A inauguração da mostra, que segue até o dia 13 deste mês, foi marcada por apresentações musicais e muita emoção. “Essa exposição e toda a programação são muito significativas. Além de ser assistente social, estou envolvida com a preceptoria e me ver no painel, em imagens relacionadas com o ensino-aprendizagem, mexeu muito comigo. A nossa profissão é eminentemente interventiva, o nosso cotidiano de prática é muito importante e é emocionante fazer parte da história do serviço social no Pará”, explicou a assistente social Raquel Amorim.

Atualmente, Raquel presta serviço no setor de hematologia. Contudo, nos nove anos em que atua no HOL, já integrou equipes de diversos setores. “A nossa instrumentalidade é a mesma, mas o espaço de prática varia conforme o setor. Cada local tem singularidades que só aprendemos atuando. Eu amo a minha profissão e amo a docência. Antes de me lançar na profissão, eu tinha um sonho de trabalhar no Ophir Loyola e é aqui que eu me sinto realizada profissionalmente”, confessou a preceptora.

Atrações - O músico multi-instrumentista José Tiago, de 26 anos, é voluntário no HOL há pouco mais de um mês. Aos domingos, ele visita as clínicas do hospital com o objetivo de alegrar o dia dos pacientes e acompanhantes. Foi ele quem abriu as apresentações musicais desta quarta-feira. “Eu sempre curti música e tocava por hobby, mas, após ficar desempregado, em 2015, passei a tocar profissionalmente. A música me ensinou a ser mais humilde, a ter empatia e a ajudar os outros. Ao vir pela primeira vez (ao HOL), me deparei com muitos sorrisos. Os pacientes dizem que gostam e até pedem músicas. Eu começo tocando música clássica e, no fim, estou tocando carimbó. Eu me sinto bem trazendo conforto e entretenimento a eles”, contou.

Dr. João de Deus discursa para os assistentes sociaisAlém de José, o público prestigiou as apresentações do Coral Voz e Vida do HOL e  do  Coral Ministério Blindados, da Assembleia de Deus. Todos acompanhados pela Banda Catedral da Família, da Igreja Quadrangular do Guamá, em Belém. “Eu cresci em uma família de músicos. Meu pai, mãe e irmão são da área e, há cinco anos, comecei a tocar violino. Já participei de coral infantojuvenil e é muito bom fazer parte de apresentações como essa. É muito bom”, afirmou a violinista Ludmila Higino.

Profissionais da Divisão de Serviço Social do HOLSob aplausos, o titular da Diretoria Clínica do HOL, dr. João de Deus, ressaltou a importância desses profissionais para a instituição. “O serviço social está no Ophir Loyola há 67 anos. Parabéns a todas e a todos nesse início da comemoração ao Dia do Assistente Social, 15 de maio. Estendo meus parabéns a todos que colaboraram e aos que também se apresentaram com músicas que nos trazem reflexão. O Hospital parabeniza e agradece o empenho de todos”, afirmou.

Qualificação - Nesta quinta (12) e sexta-feira (13), o HOL realizará o primeiro Simpósio Serviço Social em Oncologia, com conferências das 8h às 12h, no auditório Multiuso 1. O evento será híbrido, com transmissão on-line. Todos os concluintes receberão certificado com carga horária de 20h, emitidos pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da casa de saúde.

José Tiago em performance ao vivo

Texto de Ellyson Ramos (Ascom Hospital Ophir Loyola)