Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Títulos definitivos de terra são entregues a famílias em Rondon

Em agenda de trabalho no município, o governador fez a entrega de 135 documentos que dão segurança jurídica e fundiária

Por Dayane Baía (ARCON)
10/05/2022 16h45

Em agenda no município de Rondon do Pará, o governador Helder Barbalho participou da entrega de 135 títulos de terra. A ação integra a política de regularização fundiária do Instituto de Terras do Pará (Iterpa).
“A política de regularização do Iterpa já chega a milhares de famílias e aqui em Rondon não é diferente. Hoje podendo garantir a 135 famílias o seu título definitivo já regularizado em cartório para que as pessoas possam viver com tranquilidade”, disse o governador. 

Ana Vieira da Cruz, 62 anos, acordou cedo e percorreu 80 quilômetros para receber o seu tão sonhado título de terra. “Moro há 16 anos, tive muita dificuldade pela falta do documento. Moro com meu esposo e um neto. É muita felicidade, pois não era garantido. A qualquer momento poderíamos ser despejados. Agora é uma propriedade da gente mesmo”, celebra.

O sentimento é compartilhado por Dinalva Maria da Silva, 64 anos, moradora da comunidade Campo Dourado, a 80 quilômetros do centro de Rondon. “Só de saber que tem o documento na mão é coisa boa, né? A gente vive naquela agonia. Agora mudou tudo, se for fazer empréstimo, para qualquer negócio. Há 20 anos que sonhava com isso. Moro com meu esposo é um momento de mudança de vida. Só tenho a agradecer”, comenta Dinalva.

Valdemar dos Santos Oliveira conta que criou os filhos na propriedade, próximo de Abel Figueiredo. “Estou muito feliz com o governador para receber esse documento tão importante. Eu crio um gadinho, umas galinhas, eu e minha esposa. Tenho dois filhos mas estão fora. Um nos Estados Unidos e outro em Anápolis. Estávamos esperando há uns 15 anos”, conta.

A prefeita de Rondon do Pará, Adriana Andrade, agradeceu a presença do governador pela segunda vez com a ação de titulação de terras. “Além das obras, traz esse benefício de garantir o direito de posse para aqueles que têm as suas terras há anos, em áreas de assentamento e produtores individuais. É sempre um prazer ter esse governo presente e no dia de hoje é um presente para as comemorações do aniversário da cidade”, comentou a prefeita.