Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Em Ponta de Pedras, Semas realiza capacitação em educação ambiental

Curso mobilizou técnicos das secretarias de meio ambiente, de educação, da agricultura e demais pessoas interessadas no tema

Por Aline Saavedra (SECOM)
06/05/2022 15h23

O descarte adequado de resíduos sólidos, educação ambiental na legislação brasileira e o desenvolvimento sustentável tiveram destaque na programação da Capacitação em Educação Ambiental ministrada por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), no município de Ponta de Pedras, no Marajó, que teve início na segunda-feira (2), e se encerrou nesta sexta-feira (6), no Hotel Repont, no município. O curso também apresentou atividades práticas voltadas para confecção de composteira doméstica, de coletores seletivos de resíduos, e também a fabricação de sabão caseiro, a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha.

A orientação para elaboração de planos de ações em busca de soluções ambientais e socioeconômicas levando em consideração as especificidades locais também estiveram no foco durante a capacitação. No encerramento, nesta sexta-feira, grupos fizeram exposição de quatro problemas ambientais locais voltados à poluição hídrica, sonora, desmatamento e resíduos sólidos, com apresentação de alternativas para mitigar os problemas que os participantes visualizaram na visita de campo durante o curso em depósito inadequado de resíduos sólidos e na Praia das Mangabeiras. Identificaram os problemas e apresentaram os Planos de Ações para amenizar, reduzir os impactos ambientais.

O secretário de Meio Ambiente de Ponta de Pedras, Manoel Justino Júnior, avalia que o curso é de fundamental importância para o município, onde a Secretaria Municipal começou a ter gestão própria a partir de setembro de 2021. "É um passo importante, esse conhecimento técnico em educação ambiental aos participantes da capacitação. O processo de educação ambiental é lento, que precisa ser amplamente debatido, para que a população possa ter conhecimento do seu papel na defesa do meio ambiente. Estamos aqui para colaborar na mudança de pensamento em relação ao meio ambiente. Esse curso veio a calhar com informações que a gente possa trabalhar a questão do resíduo sólido, de tudo que possa ser reaproveitado dentro do município. E que esse curso chegue em todo o corpo discente e docente da educação no município. Agradecemos a oportunidade de qualificar nossos servidores".

A bióloga Carolina Ramos, coordenadora de Ciências da Natureza, da Secretaria de Educação do município de Ponta de Pedras, falou que a Semas tem a importância de consolidar no município essas capacitações com essa temática de educação ambiental, trazendo conhecimento para os técnicos das secretarias de meio ambiente; de educação; da agricultura e outras pessoas interessadas na proteção do meio ambiente. "Utilização de composteiras, confecção de lixeiras seletivas pra fazer esse trabalho com os resíduos sólidos, fazendo separação para reciclagem. Essa aprendizagem que a gente teve, tenho o intuito de levar para dentro das salas de aulas, para dentro das escolas, palestras sobre educação ambiental tratando dos resíduos sólidos, com a separação do lixo, para que os alunos consigam levar  essa atitude para dentro de suas casas e trabalhar junto com seus responsáveis essa atuação ambiental", planeja.

A gerente de Programas e Projetos de Educação Ambiental, Edira Vidal, afirma que a intenção da capacitação realizada pela Semas é contribuir com o município de Ponta de Pedras. “O intuito é difundir a educação ambiental de forma crítica e reflexiva diante da realidade local. Debatemos os diversos problemas ambientais como resíduos sólidos, mudanças climáticas, noções de legislações ambientais, educação ambiental e Agenda 2030. Tivemos também visita de campo que tem como objetivo levar os participantes in loco para visualizar e identificar a problemática ambiental e apresentação dos Planos de Ações, que são propostas de alternativas que visam mitigar os problemas ligados às questões socioambientais do município”.

A equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental da Semas também contou com o sociólogo, Alberto Teixeira, e a técnica em gestão do meio ambiente, Tanice Aguiar, na pauta da Capacitação em Educação Ambiental. No encerramento do evento, com a presença da prefeita de Ponta de Pedras, Consuelo Castro, todos os participantes receberam certificação.