Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Governo do Pará reúne com ministério da Agricultura para tratar da expansão do agronegócio paraense

Por Carol Menezes (SECOM)
04/05/2022 18h54

A pujança da pecuária paraense, a abertura de novos mercados e as ações integradas do governo federal e do governo do Pará foram tema de uma reunião de trabalho ocorrida nesta quarta-feira (4), em Brasília (DF), entre o governador Helder Barbalho e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes.

Participaram ainda da reunião o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará  (Faepa), Carlos Xavier, e o produtor rural Giovanni Queiroz, reforçando a potencialidade regional e tudo que o Pará representa hoje para a pecuária brasileira. O ministro Marcos Montes falou sobre a importância de fortalecer a cadeia produtiva no mercado internacional e de mostrar a realidade brasileira no que diz respeito à consciência ambiental.

“Nós estivemos com o ministro Marcos Montes, junto com a Federação da Agricultura, UNIEC e SINDICARNE no sentido de fortalecer para que o Pará amplie sua oferta de operações frigoríficas para o mercado internacional. Com isso, é a oportunidade de elevar a rentabilidade da pecuária, fortalecer com que este mercado internacional possa valorizar a atividade da pecuária no nosso Estado”, destacou o governador Helder Barbalho. O chefe do executivo também ressaltou que o Pará chega hoje a 25 milhões cabeças de gado, já é o 3ª maior rebanho do Brasil, sendo que os paraenses só consomem 25% desta oferta. O restante é para exportação, seja no país, seja internacional.

O governador destacou ainda o "Pecuariando", evento realizado recentemente em Marabá, no sudeste paraense, organizado pelo setor produtivo rural, e que já considerado um momento histórico para a pecuária, dentre outros motivos, pelas estratégias de benefícios fiscais do governo do Estado revertidas em investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação. Helder Barbalho mencionou que o Estado vai avançar muito mais sem precisar desmatar, comprometido com a pauta ambiental. Carlos Xavier, da FAEPA, reforçou o posicionamento de que os produtores rurais não apoiam o desmatamento ilegal e lembrou dos muitos avanços na pecuária paraense, que hoje detém o terceiro maior rebanho do país.