Número de romeiros na Trasladação superou o Círio, aponta monitoramento
Este ano a tecnologia permitiu, além do auxílio à segurança, um monitoramento mais preciso da quantidade de pessoas presentes nas duas principais romarias da festividade de Nossa Senhora de Nazaré. Através do mapeamento via satélite pelo Google Earth das vias ocupadas em tempo real, o Círio de Nazaré registrou um milhão cento e sessenta mil pessoas em seu percurso e nas ruas adjacentes ao seu trajeto. Isso representa 290 mil metros quadrados de área ocupada por fiéis no corredor da procissão e nas transversais.
Já a trasladação, no sábado, superou o número de pessoas no Círio, registrando um milhão e trezentas mil pessoas no corredor da procissão e nas vias paralelas ao entorno do corredor principal.
O monitoramento foi feito a partir do Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), instalado na Praça Santuário, com uma central de monitoramento utilizando o Google Earth no momento da ocupação das vias durante as duas procissões.
O coronel André Cunha, secretário adjunto de gestão operacional da Segup, que coordenou a operação integrada no Círio e monitorou de perto a contagem de pessoas, disse que essa redução também foi visível no volume da procissão do Círio. "Após a passagem da Santa, na Avenida Nazaré, quando a berlinda estava chegando à Praça Santuário, o final da procissão já estava também em Nazaré, na esquina da Travessa Doutor Moraes", ressaltou.
Na avaliação de André Cunha, o horário da Trasladação, com missa na parte da tarde e caminhada entrando para a noite, com temperatura mais amena, tem sido responsável por um crescimento gradual no número de fiéis. "Isso já vem ocorrendo há alguns anos, mas este ano constatamos que a Trasladação realmente superou o Círio em quase 140 mil pessoas", atestou André Cunha.