Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

Polícia Turística reforça proteção aos romeiros durante o Círio

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/10/2018 00h00

A administradora paraense Andréa Bitar, 52 anos, mora em São José do Rio Preto há quase 20 anos, mas sempre que pode vem a Belém durante o Círio de Nazaré. Em visita ao mercado do Ver-o-Peso na manhã desta quarta-feira (10), ela mais uma vez se sentiu surpreendida. “Nessa época, a gente percebe que intensifica o policiamento por aqui. Isso nos deixa mais tranquilos, até para trazer nossos amigos de fora para conhecer Belém”, disse a romeira.

O Ver-o-Peso é um dos pontos turísticos de Belém que estão na rota diária do policiamento ostensivo efetuado pela Companhia Independente de Polícia Turística (Ciptur) durante a quadra nazarena. Nesta semana que antecede a maior festa religiosa do estado, teve início a operação “Bem Vindo ao Círio”, para atender a demanda do grande fluxo de turistas que visitam Belém por conta das procissões do Círio de Nazaré.

Cento e dez homens, incluindo um adicional cedido pelo Departamento Geral de Operações, fazem o policiamento nos principais pontos de visitação da capital paraense. O esquema funciona de 7h30 às 22h diariamente.

No Terminal Hidroviário de Belém Luiz Rebelo Neto, um dos pontos de ronda do Ciptur, o funcionário público Odvan Pantoja se preparava na manhã desta quarta-feira, 10, para viajar até Macapá, onde irá passar o Círio. Por perto, quatro homens do Ciptur faziam o policiamento. “É bom perceber a polícia pelas redondezas. Ontem, quando fui à Estação das Docas , procurei estar por perto dos inúmeros policiais que estavam lá”, disse o funcionário público.

A estimativa é de que passem pelo terminal quase 10 mil pessoas neste período, com a expectativa de aumento de 60% em relação ao mesmo período do ano passado. “Temos que ter cuidado redobrado nessa época do ano, principalmente com relação aos furtos que aumentam muito por causa do grande número de turistas no embarque e desembarque”, destacou o sargento Moysés de Souza, em ronda no Terminal Hidroviário.

Capacitação

A Ciptur começou como um grupamento em 1996 e depois se transformou, em 2001, na Companhia Independente de Polícia Turística. Os policiais que atuam na companhia passam por capacitações constantes, durante as quais recebem aulas de inglês e conhecimentos geoturísticos, além das específicas da área. O último desses cursos foi realizado em maio, com duração de 22 dias e formou 21 policiais.

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), este ano é esperado um aumento de 2,6% de turistas, que compreendem mais de 60,4 mil pessoas de outros estados na capital paraense para a festa. “A crise pela qual o Brasil atravessa não compromete o setor turístico, que sempre nos dá um mercado promissor nessa época do Círio, gerando mais emprego e oportunidades. E é importante trazer maior tranquilidade para os turistas, oferecendo esse policiamento especializado”, destacou o comandante da Ciptur, tenente coronel Nelson Norat.