Delegação Europeia assiste à Ópera de Verdi durante visita ao Pará
“Eu estou descobrindo a Amazônia”, disse o embaixador de Luxemburgo, Carlo Kreger, durante espetáculo do 16º Festival de Ópera do Theatro da Paz na noite da quarta-feira (12), em Belém. Ele integra uma delegação dos Chefes de Missão Adjuntos da União Europeia, que cumpre uma missão no Pará até o próximo sábado. O objetivo da visita, que já contou com um encontro com o governador Simão Jatene e com o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, é conhecer o Estado e ampliar as possibilidades de cooperação com os países europeus.
Carlo Kreger é o único embaixador dos 14 países representados na visita, coordenada pela Chefe-Adjunta da Delegação da União Europeia, Ministra Claudia Gintersdorfer. Os outros 13 membros da UE, Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, França, Finlândia, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, República Tcheca e Suécia, são Chefes de Missão Adjuntos.
“Já fui à Manaus, conheci o Teatro de lá, e agora estou conhecendo o de Belém, e fico maravilhado com a beleza desses teatros, como a construção desses prédios é linda. Sabemos que não existem somente lados positivos nessa história, mas fico encantado com a arquitetura. É minha primeira vez em Belém e, eu que adoro ópera, estou encantando com a possibilidade de ver uma ópera dentro de um teatro no meio da Amazônia”, declarou Kreger.
A Chefe-Adjunta da Delegação, Claudia Gintersdorfer, também já tinha ido a Manaus, mas é a sua primeira vez no Pará. A alemã mora há três anos no Brasil e revela que todos os presentes ficaram assombrados com a grandiosidade do Theatro da Paz e, por ter ouvido falar bem do Festival de Ópera em Belém, foi acordado que seria incluído na programação como parte da agenda cultural da visita.
“Sabia do teatro de Belém e tivemos sorte ter essa ópera na única noite que dormiríamos aqui. Pensamos: ‘temos que aproveitar, é uma oportunidade única’, assistir uma ópera na Amazônia. Entramos e achamos o lugar maravilhoso, excepcional. Poucas pessoas na Europa imaginariam que teria uma casa de teatro tão maravilhosa no Brasil ou nessa região”, afirmou.
Claudia também comentou beleza da mistura das culturas na região amazônica, característica forte nos país como um todo. “Isso representa o Brasil. A cultura trazida da Europa, mas também a que já existia aqui na Amazônia, dos negros que vieram da África. Hoje aprendemos também que tem imigração japonesa em Belém, então acho muito interessante”, pontuou, ressaltando a importância do momento cultural na visita. “Ainda está faltando a gastronomia, que vamos conhecer também”, concluiu.
Agenda
Ainda estão previstas uma reunião da Delegação com o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), José Conrado; palestra na Universidade Federal do Pará para estudantes de ciências políticas; visita ao Museu Paraense Emílio Goeldi, instituição de pesquisa que recebeu financiamento da União Europeia; encontro com o prefeito de Santarém, já com a participação do Embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho.
Ainda está marcado um encontro com defensores de direitos humanos e órgãos do Estado, que contará com o Secretário Nacional de Cidadania e representantes do Ministério de Direitos Humanos; assinatura de ato entrega de equipamentos em prol da regularização fundiária na Amazônia; visita do barco hospital Abaré, apoiada pela UE através do Projeto Saúde e Alegria, e uma visita à Reserva Extrativista Tapajós – Arapiuns, incluindo o Centro Experimental Floresta Ativa, pólo de formação e tecnologias socioambientais.