Escola Estadual Amazonas de Figueiredo completa 77 anos de bons serviços prestados à educação

O espaço de aprendizagem recebe, diariamente, mais de 200 alunos do Ensino Fundamental I, em Belém

02/05/2022 19h48 - Atualizada em 02/05/2022 20h38

A Escola Estadual Amazonas de Figueiredo completou, na última sexta-feira (29), 77 anos de bons serviços prestados à educação. Situada no bairro de Batista Campos, em Belém, o espaço de aprendizagem foi fundado em 1945, com o nome de Isolada Vicente de Paula. Após uma reforma no ano de 1971, passou a se chamar Dr. Genuíno Amazonas de Figueiredo, para homenagear um homem que prestou diversos serviços ao Estado do Pará.

Inicialmente, a unidade de ensino tinha sua estrutura toda em madeira, com seis salas de aula e capacidade para atender 146 alunos. Anos depois, a escola recebeu diferentes melhorias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) até chegar na sua característica atual. Neste ano letivo de 2022, estão matriculados na escola 204 alunos na modalidade Ensino Fundamental I (1º ao 5º) e para comemorar a importante marca, a instituição preparou uma programação de aniversário que consistiu na contação de histórias, explicação de como surgiu o hino do colégio e outras atividades lúdicas.

PARCERIA

De acordo com a gestora da 3ª Unidade Seduc na Escola (USE), Mônica Souza, a escola é referência para toda a comunidade em que está inserida, por ser muito bem organizada e estruturada. “Os profissionais que atuam neste local têm maior comprometimento com suas funções, seja o corpo docente, a equipe técnica e de apoio; todos se comprometem com a educação dos alunos e os pais são bastante participativos e frequentes”. 

Mônica revela, ainda, que também frequentou o espaço de aprendizagem durante a sua infância. “Para mim é um grande orgulho hoje ser gestora da 3ª USE, a qual esta unidade que acabou de completar 77 ano, está jurisdicionada. Hoje, quando vejo como a escola está linda e bem estruturada, tanto fisicamente, como em seu quadro de servidores, isso me deixa muito orgulhosa e feliz. Portanto, a nossa comunidade só agradece o apoio da Seduc e todos aqueles que se dedicam para que este seja um espaço do conhecimento e respeito”, complementou.

A diretora da Escola Estadual Amazonas de Figueiredo, Lana Faial, compartilhou um pouco da importância de celebrar a existência dessa escola que, segundo ela, marcou uma geração de pessoas. “O dia 29 foi muito importante para a nossa unidade de ensino, porque comemoramos 77 anos de história. Para nós, é um prazer estar diariamente aqui e ter feito uma pequena celebração para reunir nossos pequeninos e mostrar a importância desta instituição que já formou diversos profissionais para o futuro”, ressaltou. 

Texto em colaboração com Yasmin Seraphico (Ascom/Seduc)

Por Vinícius Leal (SEDUC)