Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Em Almeirim, Emater avança com emissão de Licença Ambiental Rural

O licenciamento ambiental rural objetiva garantir que as atividades rurais atendam aos padrões de regularização ambiental

Por Governo do Pará (SECOM)
02/05/2022 14h46

O produtor rural Olival de Azevedo (de vermelho) recebe a visita técnica das equipes da Emater e da SemaTécnicos do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), de Almeirim, no oeste paraense, realizaram uma força-tarefa em cinco comunidades com o objetivo de coletar informações para elaboração de Licença Ambiental Rural (LAR) para nove famílias agricultoras que se dedicam à criação de bubalinos. Os documentos, que servem de acesso à diversas políticas públicas, serão entregues esta semana.

Receberam as visitas técnicas os produtores das comunidades de Fazenda Grande, São Pedro, Boa Vista, Conceição, e Novo Horizonte, que são atendidas pela Emater desde os anos 1990. Nas localidades, o carro-chefe da produção rural é a criação de bubalinos, além da criação de pequenos animais e culturas de subsistência.

De acordo com o chefe do escritório local, o técnico em agropecuária  Elinaldo Martins da Silva, todos os nove produtores já contam com o Cadastro Ambiental Rural (CAR), emitido pelo órgão estadual, e agora a LAR, com validade de quatro anos, favorece o produtor enquanto instrumento ambiental e facilita o acesso ao financiamento da atividade econômica, envolvendo melhoramento nas instalações, manejo, alimentação e sanidade.

“Com essa licença em mãos, as famílias irão pleitear crédito rural do Programa nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar, o Pronaf, na linha Mais Alimentos, com valores estimados entre R$ 80 mil a R$ 120 mil, a serem solicitados através da Caixa Econômica e do Banco do Brasil. A expectativa é que estes recursos sejam liberados ainda neste primeiro semestre”, ressaltou o coordenador local da Emater.

Integraram a força-tarefa pela Sema o secretário municipal, José Ribamar Moraes da Silva; a engenheira agrônoma, Hellen Andrade dos Santos; o engenheiro químico, João Frota Júnior; e a engenheira ambiental, Ana Alen Reis.

O almeiriense, Olival Bentes de Azevedo, 63 anos, trabalha com criação de gado e produção agrícola em sua unidade rural na comunidade Fazenda Grande, a 60 km da sede do município, e com o acesso ao Pronaf Mais Alimentos, espera melhorar a qualidade de vida da família.

“É muito bom contar com o apoio dos órgãos públicos, e minha expectativa é de que com esse financiamento minha produção irá crescer e, assim, nos garantir um futuro melhor”, contou o produtor rural, Olival, assistido pela Emater há 16 anos.

*Texto de Paula Portilho (Ascom Emater)