Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMEMORAÇÃO

Nos 144 anos de Ponta de Pedras, Estado garante vários investimentos em infraestrutura

A cidade será contemplada com pavimentação asfáltica e construção de passarelas de concreto, garantindo mais segurança viária e qualidade de vida

Por Lilian Guedes (SECTET)
30/04/2022 14h14

Governador Helder Barbalho (c), a prefeita Consuelo Castro e Abraão Benassuly, da CPH, na agenda de trabalho e comemorativa ao aniversário de criação de Ponta de Pedras O município de Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó, completa 144 anos de criação neste sábado (30). Como parte das comemorações, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), entregou à população investimentos que vão ampliar a infraestrutura local em vários setores. O governador Helder Barbalho, que entregou obras e serviços, também assinou ordens de serviço para execução de drenagem, pavimentação e construção de passarelas em concreto armado.O governo do Estado garantiu mais obras e serviços a Ponta de Pedras, como pavimentação de vias“Queria poder festejar os convênios que nós assinamos e as ordens de serviço que estamos viabilizando para Ponta de Pedras. Hoje, estamos iniciando importantes obras de infraestrutura. São dois quilômetros de asfalto que já vão iniciar, e mais um quilômetro de estivas de concreto para as áreas alagadas. São investimentos para melhorar as áreas, os bairros onde o povo ainda vive com maior dificuldade. Portanto, algo em torno de R$ 4 milhões, entre asfalto e passarela, para viabilizar uma melhor infraestrutura urbana”, ressaltou o chefe do Executivo Estadual. 

Por meio do Programa “Asfalto Por Todo o Pará”, os moradores serão beneficiados com dois quilômetros de pavimentação e drenagem pluvial em vias urbanas, melhorando a mobilidade e deixando o trânsito mais seguro com as passarelas em concreto.

Mototaxista Franck Andrade destaca a segurança com as passarelasO mototaxista Franck Andrade frisou a importância de trafegar em ruas que oferecem mais segurança. “A gente aqui depende da boa qualidade das ruas. O asfalto chega em boa hora, pois estamos precisando com urgência. É tanta buraqueira, que se for colocar na ponta da caneta as peças que a gente troca do veículo toda semana, é um prejuízo grande, principalmente para a gente que depende disso”, disse o morador.

Urbanização - As vias urbanas vão receber serviços de drenagem, pavimentação asfáltica, terraplanagem, construção de calçada e meio-fio, além da sinalização horizontal. É uma notícia bem-vinda para Ariana Vasques de Lima, moradora que é atingida pelos alagamentos. “Vai ser bom para a gente, até mesmo para levar nossas crianças na escola, porque quando chove fica muita lama, e a gente se suja toda”, contou. 

Além da pavimentação, o Estado autorizou a construção de 970 metros de passarelas em concreto armado, obras que serão executadas pela Sedop para melhorar o fluxo e o trânsito de pessoas, além de guarda-corpo e meio-fio. 

O comerciante Silvio Fernandes, que trabalha com transporte de gás, disse com que as passarelas em concreto será “melhor para a gente, porque essa de madeira que usamos atualmente não dura muito”.

Estivas de madeira serão substituídas por passarelas em concretoA prefeita do município, Consuelo Castro, agradeceu os investimentos do Estado e destacou a importância dos benefícios para a população. “É um dia muito importante. Além dos 144 anos de Ponta de Pedras, comemoramos parcerias valorosas. A pavimentação e as pontes são presentes que o governador nos deu. As pontes já até iniciaram, tudo em alvenaria, definitivo. São três quilômetros de passarelas de concreto. Temos sido muito agraciados, através do convênio do asfalto, das pontes, das passarelas de concreto, das passarelas de madeira, das praças. Vai ser um grande diferencial na vida dos moradores. Nós estamos trabalhando pra quem está nas condições de mais vulnerabilidade, nas estivas. Tirar as estivas de madeira, colocar de concreto, levar ambulância na porta do cidadão, levar a polícia até o bairro, isso vai dar mais segurança, mais saúde e, com certeza, Ponta de Pedras vai ser uma cidade mais feliz”, ressaltou a prefeita.