Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2018

Manto da Imagem Peregrina retrata o momento da Anunciação pelo anjo Gabriel

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/10/2018 00h00

O manto que cobrirá a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nas 12 romarias oficiais do Círio 2018 foi apresentado na noite desta quinta-feira (11). A tradicional cerimônia, presidida pelo arcebispo Metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, foi realizada na Basílica Santuário, em Belém. O manto é um dos símbolos mais aguardados pelos fiéis, pois é confeccionado exclusivamente para a festividade.

Paralelamente à apresentação do manto, a quinta-feira também foi o dia da chegada de inúmeros peregrinos à Casa de Plácido, oriundos de vários municípios paraenses.

O manto de 2018 foi confeccionado pela estilista Khátia Novelino, a partir da criação da designer Celeste Heitmann, inspirado na cena da Anunciação à Maria pelo anjo Gabriel. Bordado sobre cetim de seda pura, o manto traz na borda desenho em estilo barroco, com linha metálica nas cores prata, ouro, ouro velho e roxo.

O bordado do anjo, em tons pastéis, foi feito com linha de seda. O tecido é inteiramente rebordado em pérolas de arroz, vidrilho irisado e miçanga cristal. Realçando o bordado da borda há  cristais Swarovski e ametistas.

O manto tem quatro peças de metal banhadas em ouro, criadas por Celeste Heitmann e confeccionadas pelo ourives Marcelo Monteiro. As peças são Esplendor Divino, Espírito Santo, Ramo de lírios e Aliança nova e eterna.

O broche, também em metal banhado a ouro, traz no fundo um pavê de ametistas, e as mãos de Maria, serva do Senhor. “Foram seis meses de trabalho; uma bênção. Como eu poderia imaginar que um dia eu iria fazer o manto de Nossa Senhora!”, disse Kátia Novelino. Segundo ela, a peça resultou do trabalho de pesquisa e da dedicação de uma grande equipe de profissionais.

Presença – A portuguesa Celeste Heitman, nascida em Lisboa, contou que confecciona camisas para romeiros e pinturas sobre o Círio há 15 anos, mas nunca imaginou que um dia criaria o manto da Imagem Peregrina. “Durante a criação eu tive dois problemas de saúde graves na família, e tive a graça da cura. Isso eu posso dizer que foi a presença de Nossa Senhora”, afirmou a designer, que há décadas fincou suas raízes no Pará.

“O manto é uma expressão artística da criatividade do nosso povo. Esta homenagem está na alma de cada um de nós. O manto quer refletir o mistério da Anunciação, uma luz que vem do alto e envolve o próprio anjo Gabriel e as mãos de Maria”, destacou o arcebispo dom Alberto Taveira.

Caminhada – Padre Jaime Vegas, 39 anos, pedalou nesta quinta-feira por quase 68 km, do município de Castanhal até Belém, em agradecimento pela cura de um amigo, que teve um tumor no intestino. Todo o percurso foi feito em mais de cinco horas. “Hoje, eu sei o quanto há por trás de cada um dos promesseiros que vêm pagar estas promessas a Nossa Senhora de Nazaré. É uma graça divina concedida”, disse o padre.

Aos 66 anos, Raimundo Medeiros Caldas organizou um grupo, com mais de 20 pessoas, que saiu de Brasil Novo, localidade do município de Magalhães Barata, no nordeste do Estado, para caminhar até Belém. Os peregrinos se organizaram durante mais de seis meses e saíram na última segunda-feira (8). “Enquanto minha mãe e meu pai estiverem vivos eu irei caminhar para agradecer a Deus pela saúde deles. Cada um de nós tem um motivo pra estar aqui, e por isso agradecemos muito a Deus e a Nossa Senhora”, informou.

De outro grupo, com mais de 60 pessoas também oriundas de Magalhães Barata, faz parte o lavrador Vanildo Costa, 35 anos, que em sua caminhada carrega uma cruz de madeira. “Minha filha adoeceu com uma infecção, e Nossa senhora a curou. Por isso, caminho pela saúde dela”, explicou.

Solidariedade - Para receber os fiéis, o Projeto Peregrinos de Nazaré tem a colaboração de diversos órgãos, incluindo os das áreas de segurança e saúde, além de inserir as peregrinações no calendário oficial do Círio. O projeto foi iniciado em 2016, com a participação da Arquidiocese de Belém, Diocese de Castanhal, Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Polícia Rodoviária Federal (PFR), Polícia Rodoviária Estadual e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Paralelamente ao projeto da Diretoria da Festividade há outras iniciativas, como a da Escola Estadual Presidente Costa e Silva. Alunos, professores e a comunidade em geral são mobilizados para receber os peregrinos que chegam do interior do Estado.

Na escola, os grupos encontram alimentos, atendimento de saúde, massagens, missa e até programação cultural. “São mais de 200 peregrinos que passam por aqui. Contamos com aproximadamente 50 voluntários, de várias religiões, e ateus. O objetivo é somente ajudar ao próximo”, ressaltou a professora Polyanna Farias, uma das coordenadoras do projeto.