Segup capacita Guardas Municipais em curso de Inteligência (SIAC)

29/04/2022 17h57 - Atualizada em 29/04/2022 18h20

O I Curso Básico de Inteligência para a Guarda Municipal iniciou na manhã desta  sexta-feira (29), no Teatro Estação Gasômetro, em Belém. A capacitação é promovida pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), em parceria com a Guarda Municipal de Belém (GMB) e Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE). O foco do curso são as noções básicas das atividades de inteligência na Segurança Pública. 

A aula inaugural foi ministrada pelo secretário adjunto de Inteligência e Analise Criminal, delegado André Costa. “Integração, inteligência e investimentos são os pilares da Segurança Pública. É importante que o agente de segurança pública saiba utilizar as ferramentas que a inteligência dispõe, esses que são mecanismos essenciais nas ações em combate à criminalidade”. 

A qualificação, que deve seguir até o dia 07 de maio, ocorrerá no Auditório do Hospital de Aeronáutica de Belém durante as aulas teóricas. Já a prática acontece no Prédio da Guarda Municipal de Belém e em vias da Capital, totalizando a carga horária de 55 horas. 

Conforme o titular da Segup, Ualame Machado, o curso é fundamental e estratégico, principalmente na integração das forças de segurança municipais e estaduais.

“A integração entre as forças é o diferencial nas ações realizadas por todo o Pará, além da inteligência que contribui com dados e informações importantes para a nossa atuação. A capacitação será fundamental para os agentes possam multiplicar o conhecimento em sua áreas bases e assim agir com mais efetividade em suas ações”, disse Ualame Machado.

No total, 36 alunos farão parte do curso, sendo eles agentes da Guarda Municipal de Belém, Guarda Municipal de Ananindeua, Guarda Municipal de Bragança, Guarda Municipal de Castanhal, Guarda Municipal de Curuçá, Guarda Municipal de Ipixuna do Pará, Guarda Municipal de Marabá, Guarda Municipal de Parauapebas, além de agentes da Policial Militar (PM/PA) e Força Aérea da Aeronáutica (HABE).

Texto: César Filho Ascom Segup

Por Walena Lopes (SEGUP)