Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POLICIAMENTO

Segunda fase do 'Segurança Por Todo o Pará' chega a Castanhal

Por Roberta Meireles (SEGUP)
29/04/2022 14h56

O projeto 'Segurança Por Todo o Pará', coordenado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), chegou nesta sexta-feira (29) em Castanhal, sede da 3ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp Guamá), com gestores locais dos órgãos do sistema público de segurança. 

O projeto 'Segurança Por Todo o Pará' é uma iniciativa que busca reduzir os índices no Estado, principalmente no interior, levando para os municípios as práticas exitosas na Região Metropolitana. Em 2020, o projeto foi apresentado nas Regiões Integradas com oficinas monitoradas por agentes de segurança pública locais, visando traçar estratégias e montar um plano de ação eficaz para combater a criminalidade na região. Na ocasião, um plano tático operacional foi elaborado e também instalado um Comitê Integrado para gerir as situações dentro da Risp. Este ano, o projeto retorna às regiões para a efetivação dos planos operacionais.

A reunião desta sexta (29), ocorrida no auditório do 2⁰ Grupamento do Corpo de Bombeiros, contou a presença do Secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, representantes da Segup, de membros do Comitê Integrado de Segurança Pública e Defesa Social (Cispeds Guamá) e representantes de órgãos federais e estaduais de segurança pública.

Como em outras Regiões Integradas, a reunião levou em consideração os números do levantamento de inteligência e o alinhamento estratégico entre as forças para destacar quais as ações serão realizadas. Para o secretário Ualame Machado, a integração tem sido o foco destas reuniões, com a Segup oferecendo o suporte necessário para a realização das atividades.

"Na nossa 3ª RISP, que abarca boa parte da região do Guamá, reunimos com todos os órgãos de segurança pública, todas as representações das várias cidades que compõem essa regional para que a gente possa avançar nessa parte operacional e poder deflagrar a operação o mais rápido e assim repercutir positivamente na segurança pública".

A integração também foi reforçada pelo presidente do Cispeds Guamá, coronel PM José Wilson. "É realmente de suma importância essa união entre os órgãos dentro do projeto Segurança Por Todo o Pará que vem contemplar a necessidade da sociedade em geral nesses 22 municípios que nós temos aqui na área da 3ª RISP".

Durante a reunião, foram discutidas as principais demandas da região com o alinhamento e definição das estratégias a serem realizadas nas próximas semanas. Serão disponibilizados recursos para as ações de acordo com a solicitação do colegiado de órgãos locais.

Fazem parte da 3ª Risp os municípios de: Bujaru, Castanhal, Colares, Concórdia do Pará, Curuça, Igarapé-Açu, Inhangapi, Irituia, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, Santa Izabel do Pará, Santa Maria do Pará, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São João da Ponta, São Miguel do Pará, Terra Alta, Tomé Açu e Vigia.

Texto: André Macedo (Ascom Segup)