Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Novas mesas agilizam trabalhos no Instituto de Medicina Legal, em Belém

Os equipamentos seguem os padrões de biossegurança e garantem melhores condições de atuação para legistas e peritos

Por Thiago Maia (Pol. Científica)
29/04/2022 13h32

O IMOL já faz uso de modernas mesas de necropsia, procedimento médico que aponta a causa mortis  O Governo do Estado fez a entrega de 10 modernas mesas de necropsia ao Instituto de Medicina e de Odontologia Legal Renato Chaves (IMOL), da Polícia Científica do Pará (PCEPA), na sede em Belém. Elas estão em funcionamento nas novas instalações do IMOL, entregues no dia 12 deste mês, pelo governador Helder Barbalho. Os novos equipamentos garantem melhores condições de trabalho para  médicos legistas, peritos odontolegistas e auxiliares técnicos de perícia, e, consequentemente, serviços de maior qualidade à população.

As novas mesas de aço inox têm alta tecnologia e seguem os padrões sanitários exigidos pelas normas de biossegurança. Elas têm superfícies removíveis para facilitar a higienização, e dispõem de sistema de exaustão interno e sistema de elevação com regulagem automática, hidroaspirador, entre outros recursos.

“As mudanças na sala de necropsia trarão mais salubridade a quem trabalha, proporcionarão uma lavagem mais eficaz que não deixe restos biológicos no local, e pelas funções o despejo dos dejetos ocorrerá sem agredir o meio ambiente”, declarou o médico legista, Hinton Barros Jr, diretor do IMOL.

As melhores condições de trabalho vêm sendo confirmadas pelo auxiliar técnico de perícia, José Weleson Oliveira, que já utiliza as mesas no quotidiano do trabalho. “Estas mesas têm funções que melhoram nosso trabalho, como a de sugar o sangue para não entupir o ralo, temos mangueira para a lavagem do cadáver, tem o aparador de cabeça para necropsia de crânio, elevador para regulagem de altura, é automatizada, suga os odores do ambiente, então, os procedimentos ficaram mais rápidos e as condições de higiene no ambiente de trabalho melhoraram para nós, que trabalhamos na sala de necropsia”, afirmou o técnico.

O diretor-geral da Polícia Científica, Celso Mascarenhas, enfatizou que o bem-estar ergonômico e higiênico dos profissionais motivaram as novas aquisições. “As mesas se ajustam de acordo com a altura do funcionário, e têm várias outras funções que trarão bem-estar aos profissionais. Além disso, a utilização das mesas agiliza o trabalho dos profissionais e, consequentemente, agiliza a elaboração do laudo técnico, bem diferente de quando usávamos as mesas comuns”, concluiu o diretor.