Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROCESSO SELETIVO

Enfermagem, em Bragança, é curso mais concorrido na prova do "Forma Pará"

No domingo (1º), candidatos irão disputar as 1.210 vagas ofertadas pelo programa em 24 municípios paraenses

Por Fernanda Graim (SECTET)
29/04/2022 10h44

A graduação em Enfermagem, na cidade de Bragança, com 57,06 candidatos para uma vaga, é o curso mais concorrido do processo seletivo do "Forma Pará" que ocorre no próximo domingo (1º). Ao todo mais de 20 mil candidatos se inscreveram para realização da prova que selecionará os estudantes para preencher as 1.210 vagas ofertadas pelo programa em 24 municípios que agora terão cursos superiores executados pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). 

Lançado em 2019, o "Forma Pará" é uma ação do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). O intuito é aumentar a oferta de cursos superiores, unindo esforços do Governo do Pará com as Instituições de Ensino Superior (IES) presentes no estado e com as prefeituras municipais. 

A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), que é a organizadora do certame, divulgou a concorrência de todos os cursos na última quinta-feira (28). Depois de Enfermagem, o segundo curso mais concorrido é Pedagogia, em Marituba, com 26,9 candidatos para uma vaga; seguido por Direito, em Alenquer, com 24,60 candidatos para uma vaga.

Os estudantes que irão realizar a prova terão que responder a 35 questões, sendo cinco de cada uma das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia. Já a prova de Redação em Língua Portuguesa valerá 10 pontos e consistirá na elaboração de texto em que serão avaliados os seguintes aspectos: fidelidade ao tema, objetividade, coesão, coerência, progressão discursiva e aderência à norma culta.

Candidatos que tenham cursado pelo menos um dos anos, ou estejam cursando o último ano do ensino médio no município/distrito em que o curso está sendo ofertado, ou que resida no município/distrito no qual o curso será ofertado há pelo menos um ano, a contar da data de publicação dos editais, terá um bônus de 10% na nota da prova objetiva.

Cursos e municípios

Pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), são ofertadas 400 vagas nos cursos de Bacharelado em Fisioterapia, em Conceição do Araguaia; Bacharelado em Enfermagem, em Bom Jesus do Tocantins, em Rio Maria, em São Sebastião da Boa Vista e em Bragança; Licenciatura em Pedagogia em Marituba e em Santo Antônio do Tauá; Licenciatura em Letras – Libras, em Marituba. Cada um deles tem 50 vagas.

Por meio da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), são ofertadas 500 vagas nos seguintes cursos e municípios, sendo 50 vagas em cada: Agronomia em Jacundá, Baião, Augusto Correa, Igarapé Açu, Xinguara, Limoeiro do Ajuru e Santana do Araguaia; Engenharia Florestal em Pacajá; Zootecnia em Vitória do Xingu; e Medicina Veterinária em Portel.

Já pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a chamada 2022 do "Forma Pará" oferta 210 vagas nestes cursos e municípios: Arquitetura  e Urbanismo em Redenção e Canaã dos Carajás (40 vagas); Geologia em Rondon do Pará (40 vagas); Medicina Veterinária em São Félix do Xingu (40 vagas); e Pedagogia em Tucuruí (50 vagas). E pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) serão 100 vagas com 50 alunos em cada turma do curso de Direito, em Alenquer, e Licenciatura em História, em Óbidos.

Próximas provas

No dia 15 de maio, será a vez dos estudantes realizarem a prova do processo seletivo especial que vai preencher as 190 vagas dos cursos que serão executados pela Universidade do Federal do Pará (UFPA). Os cursos ofertados são Sistema de Informação, em Oeiras do Pará (30 vagas); Geoprocessamento, no distrito de Outeiro (40 vagas); História, em Curralinho (40 vagas); Letras – Língua Inglesa, em Viseu (40 vagas); e Agronomia, em Pacajá (40 vagas).

Já, no dia 29 de maio, são os candidatos aos cursos a serem executados pelo Instituto  Federal do Pará (IFPA) que realizarão a prova. Os cursos ofertados são Tecnologia em Agroecologia, em Moju; Bacharelado em Agronomia, em Santa Maria das Barreiras; e Engenharia de Pesca, em Breu Branco. Cada um deles com 50 vagas. As inscrições para este processo ainda estão abertas. Os interessados podem acessar o site da Fadesp e se inscrever até o dia 5 de maio.

Serviço: Para ter acesso aos quadros completos de demandas por vagas, os candidatos devem acessar o www.portalfadesp.org.br  e ir no link de concursos em andamento.