Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'EM MOVIMENTO'

Seduc reúne 18 USEs no II Encontro de Mediadores de Leitura em Belém

A iniciativa aborda noções básicas e técnicas sobre organização das bibliotecas escolares e salas de leitura

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
28/04/2022 20h42

A Secretaria do Estado de Educação (Seduc), por meio do Sistema Estadual de Biblioteca Escolar (Siebe), realiza no período de 26 de abril a 05 de maio, no auditório Prof. Dionísio Hage, em Belém, o II Encontro de Mediadores de Leitura das 18 Unidades Seduc na Escola (USEs). Com o tema “Biblioteca em Movimento”, a iniciativa aborda noções básicas e técnicas sobre a organização desses importantes espaços de aprendizagem.O encontro reúne em Belém mediadores de leitura das 18 Unidades Seduc na Escola

Segundo a coordenadora do Siebe, Silvia Fernandes, a programação é dividida em duas etapas. Começou pela teoria, e no segundo dia passou a abordar a parte prática. “Nossos técnicos bibliotecários vão dar noções básicas de como se organiza uma biblioteca, o acervo bibliográfico dentro de cada espaço e a maneira correta para classificar, catalogar e disponibilizar os exemplares aos alunos. Além disso, também será discutida a construção de outros projetos pedagógicos para incentivar a comunidade escolar ao hábito da leitura”, frisou. 

Silvia Fernandes disse ainda que a formação começou pelas USEs, na Região Metropolitana de Belém, e a partir de maio o trabalho também será feito nas Unidades Regionais de Educação (UREs), no interior. “Vamos abordar em ambas as situações o Projeto ‘Tertúlias Dialógicas Literárias’, que auxiliam o processo de mediação de leitura, como formar um leitor, a maneira de trabalhar a qualidade escolar e fazer todo um trabalho para que os alunos tenham acesso aos exemplares”, complementou.A coordenadora do Siebe, Silvia Fernandes, ensinou organização dos acervos, manuseio, registro e empréstimo de livros

Aprimoramento – A técnica bibliotecária Milene Monteiro, uma das palestrantes dos encontros, destacou a importância de realizar essas ações. “A gente percebeu a necessidade de equalizar as informações aos professores que estão nesses espaços. Pelo fato de nós, bibliotecários, não estarmos diariamente nesses locais, e o professor sim, eles precisam ter essa noção de organização dos acervos, a forma de manusear, registrar e emprestar os livros”, informou.

Responsável pela Sala de Leitura da Escola Estadual Pinto Marques, na capital, a professora Mirna Lúcia de Moraes afirmou estar muito satisfeita com o evento, para ela um momento de grande aprendizado. “É fundamental essa troca de conhecimentos, e esta é uma oportunidade que os profissionais da Seduc têm para receber orientações sobre como conduzir seu trabalho nas bibliotecas e salas de leitura das escolas da rede pública estadual. Portanto, o encontro veio em boa hora, justamente pelo período pós-pandemia, e nós precisávamos desta revisitação às atribuições de cada professor que trabalha nesse espaço pedagógico tão importante”, acrescentou a educadora.

Cronograma - A programação foi iniciada nos dias 26 e 27 de abril, com a presença de representantes das USEs 01, 04 e 11, tendo como palestrante a bibliotecária Alba Lúcia. Os encontros estão sendo realizados no auditório Prof. Dionísio Hage, sede da Seduc, em Belém, com transmissão simultânea pelo canal da Secretaria no YouTube. 

28 e 29/04/2022 - 08h30

Grupo 2: USEs 06, 08, 09 e 13 - Ministrantes: Dulcidéia Gomes, Lucileide Meneses, Simei da Silva e Patrícia da Silva.

02 e 03/05/2022 - 08h30

Grupo 3: USEs 03, 07, 10, 12, 15 e 16 - Ministrantes: Maria de Nazaré Filha, Nelcily Gama, Eliana Macedo e Lucidalva Barroso.

04 e 05/05/2022 - 08h30

Grupo 4: USEs 02, 05, 14 e 17 - Ministrantes: Aline Mafra, Milene Monteiro e Pamella Rocha.

Colaboração de Yasmin Seraphico - Ascom/Seduc