Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVIDÊNCIA

Igeprev é o 4º melhor regime de previdência estadual do Brasil

O Instituto conquistou o 4° lugar no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária, após ter 95 quesitos avaliados

Por Cácia Medeiros (IGEPPS)
28/04/2022 11h52

Instituto de Gestão Previdenciária, em BelémO Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) conquistou o 4° lugar no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária, na categoria Estados da Federação. A premiação é da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem) e reconhece e divulga as instituições que são referências em gestão e responsabilidade previdenciária.

O prêmio é dirigido às instituições associadas à Abipem, com o Certificado de Regularidade Previdenciária vigente. Foram avaliados 95 quesitos, segmentados em três grupos: Gestão Administrativa, Gestão Financeira e Atuarial e Gestão de Concessão de Benefícios Previdenciários.

O quesito Gestão Administrativa atesta se o Instituto tem certificação pró-gestão, ouvidoria, site próprio, código de ética, quadro próprio de servidores, CRP ativo, se realiza audiências públicas, se os conselhos realizam reuniões periódicas, se possuem regimentos internos.

O grupo de Gestão Financeira e Atuarial verifica se o RPPS possui comitê de investimentos, se elabora política de investimentos, se emite relatório da carteira de investimentos; e o quesito Gestão de Concessão de Benefícios atesta se há mapeamento de processos de aposentadorias e pensões, realização de prova de vida e atualização cadastral de aposentados e pensionistas, dentre outros.

O primeiro colocado na categoria Estados, com 193 pontos, foi o MTPREV (Mato Grosso), seguido por Alagoas Previdência, com 185 pontos, e AmazonPrev (Amazonas), que obteve nota 172 pontos. O Igeprev ficou com nota 156, à frente do Amapá Previdência, com 149.

"Pela primeira vez, o Igeprev se submeteu a uma avaliação que versa sobre Responsabilidade Previdenciária. O quarto lugar, dentre os demais Estados inscritos, coloca a autarquia paraense como referência no cenário nacional. O resultado é um reflexo dos investimentos do Instituto em educação previdenciária, em medidas de conformidade e do bom relacionamento com os órgãos de controle", avalia Giussepp Mendes, presidente do Igeprev.

Igeprev

Em dezembro de 2021, o Igeprev foi certificado como Nível II no Programa Pró-Gestão RPPS, do Ministério do Trabalho e Previdência. O Pará é o sexto Estado a obter essa certificação, o que coloca o Igeprev no rol dos melhores órgãos de gestão previdenciária do Brasil.

“O Igeprev decidiu concorrer à premiação, não apenas como tentativa de reconhecimento dos esforços já depreendidos para ampliar e aprimorar boas práticas de gestão, como também uma forma de incentivo à busca permanente pelo aperfeiçoamento dos serviços prestados”, afirma o técnico previdenciário Sandro Carepa Dias, do Núcleo de Controle Interno do Igeprev.

No ano passado, o Instituto aprovou seu Código de Ética, requisito de governança avaliado pela premiação. A Cartilha Previdenciária, material educativo produzido pelo Igeprev com as informações sobre as regras do regime estadual de previdência também é um dos pontos favoráveis à autarquia previdenciária do Pará.

*Texto de Augusto Rodrigues (Ascom Igeprev)