Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Em Abaetetuba, Emater apoia quilombolas para acesso a crédito

Com a assistência do órgão estadual, produtoras da Associação dos Remascentes de Quilombolas são contempladas com Pronaf

Por Governo do Pará (SECOM)
28/04/2022 10h15

Produtor rural exibe a beleza do fruto de sua propriedade, a Emater ajuda no acesso a financiamentos Através de projetos elaborados pela equipe do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), em Abaetetuba, 17 famílias produtoras de açaí, pertencentes à Associação dos Remascentes de Quilombolas de Abaetetuba (Arquia), foram contempladas com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (Pronaf), na Linha Floresta, que totalizam R$ 233.906,40, para incentivar a cadeia produtiva do açaí.

De acordo com o chefe do escritório local, o técnico em agropecuária Janair Campelo, são elaboradas mais 42 propostas para investimentos no manejo de acaizais nativos, com o objetivo de aumentar a produção.

"Atualmente, a produção gira em torno de 100 latas por hectare. E com a área manejada pode chegar a 300 latas por hectare", explicou o chefe da Emater em Abaetetuba.

A Associação dos Remascentes de Quilombolas de Abaetetuba é composta por 12 comunidades, e é assistida pela equipe local de assistência técnica e extensão rural, há mais de 30 anos. As principais ações recentes nas comunidades têm foco no trabalho de emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap) para fins de acesso à políticas públicas, e cursos de capacitação.

Conforme a Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais, são beneficiários dos serviços de Ater os agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores, povos indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais e demais povos e comunidades tradicionais. 

*Texto de Paula Portilho (Ascom Emater)