Usina da Paz, em Ananindeua, entrega certificados para alunos da sala de costura do complexo
O dia foi de certificação para alunos das turmas dos cursos de Modelista Profissional e Confecções de Bolsas e Utilitário em Tecidos, da Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua, onde 52 moradores do bairro e adjacências receberam o certificado de conclusão da jornada de pouco mais de um mês de aulas, nesta quarta-feira (27).
Uma alegria para quem acompanha cada evolução da comunidade que frequenta o espaço. “Hoje, mais uma certificação, mais um trabalho excelente concluído, onde muitas alunas aqui já montaram seu ateliê em casa, são alunas que vem do curso básico de costura e hoje já estão no modelismo profissional, então isso é um orgulho muito grande que merece um olhar admirável para cada aluna, cada profissional envolvido nisso. O que é mais emocionante pra mim é a parte em que elas desfilam com os produtos que elas mesmas confeccionaram e a gente consegue vê também a felicidade e gratidão com que elas veem pro curso, saem das suas casas em meio as dificuldades, então vê-las concluindo mais uma etapa é motivo de muita alegria”, declara Victor Souza, gerente-geral em exercício do complexo comunitário.
Para muitos, o curso é mais uma fase de um ciclo muito maior que vem sendo construído, a Tatiane Gomes é um exemplo. A doméstica sempre gostou do mundo da moda e desde que a Usina chegou no bairro, ela é presença confirmada na sala de costura, já conquistou o certificado do curso de Corte e Costura para Inciantes, realizado no início do ano, hoje ela exalta mais duas certificações: Modelista Profissional e Confecções de Bolsas e Utilitário em Tecidos, e amanhã ela já iniciará uma nova etapa com o início das aulas de Alfaiataria.
“É uma porta que se abre, eu vejo como uma oportunidade porque eu tô buscando entrar no ramo do empreendedorismo, aprender uma nova profissão e me encaixar no mercado de trabalho, mas trabalhando para mim mesma. Então, depois de hoje, meu próximo passo será comprar uma máquina e colocar em prática o que eu aprendi aqui. Isso é uma benção nas nossas vidas, eu gostei muito de conhecer outras pessoas, de estar nesse meio, porque eu fiquei muito tempo parada na minha vida, sem fazer nada, me anulei um pouco, então isso agora me faz ter uma outra visão”, conta a moradora que antes dos cursos da UsiPaz não havia tido contato com uma máquina industrial de costura.
O projeto é realizado pela Fábrica Esperança, dentro do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), com o objetivo de capacitar e preparar os alunos para o mercado de trabalho e empreendedorismo como explica Arthur Jansen, diretor-geral da Associação Polo Produtivo Pará. “Só temos a agradecer toda a equipe que possibilita com que a Fábrica Esperança, desde 2020, amplie seu público-alvo e possa trabalhar não apenas com egressos do sistema penal, mas também com socioeducandos e pessoas em situação de vulnerabilidade. Esse projeto visa proporcionar a qualificação profissional para essas pessoas, para a geração de emprego e renda e consequentemente, ajuda na redução da criminalidade no Estado”.
Mariluce de Souza é uma das concluintes do curso encerrado hoje, já possuía habilidade com costura, mas precisava aperfeiçoar, agora com tudo concluído, a idosa de 71 anos tem planos de fazer uma sociedade com a filha que, no início do ano, foi certificada em Corte e Costura para Iniciantes. “Esse curso para mim foi muito bom porque eu já sabia costurar, mas tinha dificuldade em fazer o modelo, agora com as aulas eu já sei como fazer um modelo de roupa”.
Para quem estava desempregada, os cursos relacionados a costura chegaram em ótimo momento. A Ingrid Santos é técnica em radiologia e atualmente está sem emprego na área, mas com as oficinas oferecidas pelo complexo ela pôde visualizar uma nova opção de renda para a família. “Isso significa muito para mim, pois é uma nova oportunidade que apareceu na minha vida, de eu fazer uma renda, para eu me estabilizar melhor na vida, hoje está sendo um momento maravilhoso. Pretendo continuar no ramo da costura, me aperfeiçoando conforme a Usina for abrindo mais cursos”.
Serviço: As aulas da segunda turma de Confecções de Bolsas e Utilitários em tecido e da turma de Alfaiataria, iniciam amanhã (29), com encerramento previsto para o final do mês de maio. Ainda há vagas disponíveis. Para se inscrever é necessário ir presencialmente até a recepção da Usina da Paz Icuí-Guajará munido de documentos como RG, CPF, comprovante de escolaridade e residência.