Curso Técnico em Saúde Bucal tem início na UsiPaz Cabanagem
Determinadas a aproveitar ao máximo a oportunidade de se profissionalizar, as jovens Adriely Colaço, 21 anos, e Letícia Moares, 25, chegaram meia hora antes do horário marcado para a aula inaugural do curso Técnico em Saúde Bucal (TSB) realizada no início da noite desta terça-feira (26) no Teatro na Usina da Paz da Cabanagem, em Belém.
Adriely e LetíciaO curso é ofertado pelo governo do Estado por meio do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz) e executado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) em parceria com a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Representando a titular da Sectet, Edilza Fontes, o coordenador de Ensino Técnico e Tecnológico da secretaria, José Pereira Neto, destacou a importância da realização do curso TSB na Usipaz Cabanagem. “Aproveitem o curso para transformar a vida de vocês. Nós, enquanto governo do Estado, estamos aqui para proporcionar oportunidade de formação e qualificação profissional como forma de inclusão, que, consequentemente, leva à maior segurança social”, disse o coordenador. Ele destacou o Programa TerPaz, coordenado pela Secretaria estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).
José Pereira NetoO coordenador curso de Odontologia da UFPA, Erick Pedreira, enfatizou o empenho da equipe em proporcionar um curso de qualidade, preparando os profissionais para o mercado de trabalho. “Não há outro caminho para um futuro melhor que não seja pela educação. O curso vai proporcionar a vocês condições de terem uma profissão digna e com ela garantir o sustento de vocês e suas famílias”, destacou Erick Pedreira.
Oportunidade – Os 40 alunos do curso passaram por um processo de seleção que teve cerca de 400 inscritos. Adriely Colaço tomou conhecimento do curso por meio das redes sociais da Sectet e madrugou na UsiPaz Cabanagem para se inscrever.
“Fui uma das primeiras da fila, passei por todas as fases da seleção e ficava ligando a todo instante para a secretaria para saber quando as aulas começariam. Essa oportunidade é maravilhosa e estou com a expectativa a mil”, disse sem esconder a ansiedade. Ela tem a intenção de entrar no mercado como técnica e depois fazer a faculdade de odontologia.
Letícia Moraes contou que o interesse pela área vem da experiência da mãe dela que trabalha no serviço de saúde bucal da prefeitura de Belém. Foi pela mãe que Letícia soube da oferta do curso pelo governo do Estado.
“Eu tinha vontade de fazer o curso, mas não tinha condições de pagar. As minhas expetativas são as melhores possíveis. Quero ingressar logo no mercado de trabalho, pois essa área é muito boa. Esta é uma oportunidade incrível”, destacou a estudante.
O curso tem a duração de 18 meses, com aulas teóricas e práticas acompanhadas por professores da UFPA. Esta é a terceira turma de TSB ofertada pela Sectet/UFPA. Nesta quarta-feira (27), à noite, terá início o curso para a quarta turma, na UsiPaz de Marituba.