Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FOMENTO À ECONOMIA

Codec profere palestra no Comitê de Comércio Exterior (Comex) sobre ZPE

Evento promovido pela Sedeme abordou estratégias da criação em Barcarena da Zona de Processamento de Exportação

Por Governo do Pará (SECOM)
27/04/2022 13h40

O diretor de Estratégia e Relações Institucionais, da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Pádua Rodrigues, ministrou palestra sobre o modelo econômico denominado Zona de Processamento de Exportação (ZPE), nesta terça-feira (26), para o Comitê de Comércio Exterior (Comex). O evento teve a coordenação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), e foi aberto pelo secretário adjunto da Sedeme, Carlos Ledo, acompanhado da coordenadora de Comércio Exterior da Sedeme, Manuela Ribeiro.

Pádua Rodrigues fez referências históricas e cronológicas acerca da criação e implantação das ZPE no mundo, destacando as variações de critérios, arranjos, formatos e modelos adotados pelos países, fazendo comparações técnicas e políticas com o modelo normatizado no Brasil, a partir do ano de 1988.

Ao final de sua exposição, Pádua fez considerações sobre o projeto de ZPE no Distrito Industrial de Barcarena, abordando o histórico, evolução e status atual. “Destacamos as dificuldades estruturais e normativas, como também as mudanças na legislação a partir de julho de 2021, com a edição do novo Marco Legal das ZPE no Brasil (Lei 14.184/2021), que trouxe maior flexibilização nas exigências normativas, além de melhoria em diversos pontos e critérios que anteriormente limitavam a implantação dessa importante modalidade econômica no país”, explicou Pádua.

Para Pádua Rodrigues, conhecer e adaptar as experiências positivas de outros estados, articular e integrar os diversos atores do estado, intersetorialmente, num plano de trabalho conjunto, com metas e objetivos claros e consensuais, é o segredo do sucesso da implantação de uma ZPE.

“Fizemos visitas técnicas às ZPEs do Ceará, em Pecém; e do Piauí, em Parnaíba; e trouxemos conhecimentos importantes de suas experiências, a fim de alinhar as ações da Codec, tendo constatado que a linha mestra que gerou o sucesso desses cases foi a integração de ações entre os diversos setores do estado”, esclareceu o diretor de Estratégia da Codec.

Participaram, representantes da Sedeme, do Centro Internacional de Negócios do Pará (CIN / Fiepa), da  Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), da Comissão de Relações Internacionais da Ordem dos Advogados do Pará (OAB - Seção Pará), da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), Banpará, Banco do Brasil, entre outras instituições que integram o Comex.

Barcarena – O presidente da Codec, Lutfala Bitar, afirmou que a Companhia está trabalhando para a implantação da ZPE no município de Barcarena, região nordeste do Pará. A iniciativa, informou ele, vai impulsionar as exportações e acelerar o desenvolvimento econômico de toda a região. “Instalada a nossa Zona de Processamento de Exportação, as empresas terão acesso a vários benefícios, como infraestrutura e logística, além de isenções de impostos federais e estaduais. A estimativa é de que a ZPE resulte na geração de pelo menos 9 mil empregos, entre diretos e indiretos, atendendo aos objetivos impostos pelo governador do Pará, Helder Barbalho”, afirmou Lutfala Bitar.

Ao final, o Comex, pelas suas instituições participantes, deliberou por emitir uma manifestação de total interesse e apoio à implantação de uma ZPE no Estado, uma vez que se constitui como um projeto necessário e estratégico para atrair exportadores, impulsionar as exportações e acelerar o desenvolvimento econômico do Pará.