Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Usinas da Paz realizam atendimento do Tribunal Eleitoral do Pará

Objetivo da ação é facilitar a situação de eleitores que ainda não regularizaram documentação perante a Justiça Eleitoral

Por Paulo Garcia (SEINFRA)
25/04/2022 16h16

Iniciou nesta segunda-feira (25), o atendimento presencial do Tribunal Eleitoral do Pará nas três unidades das Usinas da Paz (Cabanagem, Icuí-Guajará e Nova União), do Governo do Estado. O objetivo da ação é facilitar a situação de eleitores que ainda não regularizaram documentação perante a Justiça Eleitoral.

O comerciante Valdir Sales, de 54 anos, conseguiu regularizar o título de eleitor. “Descobri que o meu documento estava cancelado porque acabei não votando nas últimas eleições, mas vim aqui e o atendimento foi super rápido, muito bom”, contou Valdir.

Valdir Sales, de 54 anos, conseguiu regularizar o título de eleitor.

A ação foi uma parceria entre o TRE e a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), e segue até o dia 4 de maio, último dia para regularizar qualquer situação. De acordo com a Lei 9.504/97 (a chamada Lei das Eleições), após essa data, que representa os 150 dias antes das Eleições, já não será possível incluir ou excluir informações de dados cadastrais do eleitorado. O fechamento do cadastro é necessário para que a Justiça Eleitoral possa organizar a logística da votação em todo o país.

“A Seac recebeu o convite do TRE para fazer um acordo de cooperação técnica e instalar nas Usinas da Paz um núcleo de atendimento dos serviços que este órgão oferece. Essa parceria foi de extrema importância tendo em vista que grande parte do público atendido pelas UsiPaz não tem acesso a internet ou computador, muito menos se deslocar para o centro, então agora eles terão essa oportunidade e facilidade em buscar os serviços do TRE”, informou Oswaldo Coelho, diretor das Redes Locais de Cidadania da Seac.

O atendimento presencial do TRE segue até o dia 4 de maio, último dia para regularizar qualquer situação“É a Justiça Eleitoral mais próxima do eleitor, principalmente nessas áreas das Usinas da Paz que são mais distantes. Aqui estamos fazendo diversos serviços, é uma facilidade a mais ao eleitor, então se alguém estiver precisando regularizar qualquer situação, basta procurar o nosso polo de atendimento aqui até o dia 4 de maio”, informou Zilomar Pereira, chefe do Núcleo de Atendimento ao Eleitor do TRE Pará.

Entre os serviços estão a emissão da primeira e segunda via do título eleitoral, mudança do local de votação, atualização dos dados pessoais, solicitação de seção com acessibilidade (para pessoas idosas, com deficiência e/ ou mobilidade reduzida), inclusão do nome social (para as pessoas LGBTQIA+) e regularização da situação eleitoral.

A estudante Kellem Elizabeth, de 18 anos, aproveitou a oportunidade para emitir a primeira via do título de eleitorA estudante Kellem Elizabeth, de 18 anos, aproveitou a oportunidade para emitir a primeira via do título de eleitor. “Essa é uma boa ação, facilitou a minha vida porque eu não conseguia tirar pela internet, então como moro aqui perto, aproveitei esse primeiro dia”, disse Kellem.

O jovem Gabriel Nascimento, de 19 anos, que também aguardava para emitir pela primeira vez o título de eleitor, parabenizou a iniciativa. “É muito importante ter esses tipos de serviços aqui no nosso bairro, principalmente para os jovens e os idosos que não podem se deslocar para longe”, relatou.

Para realizar o atendimento o eleitor deverá primeiro fazer um agendamento online no site do TRE. O serviço presencial nas Usinas da Paz será de segunda a sexta, de 9h às 17h.

Quem pode emitir o título?

A (o) jovem que tem 15 anos e completa 16 anos até o dia 2 de outubro, quando serão realizadas as Eleições, já pode emitir a primeira via do título eleitoral, mas precisa procurar o TRE antes do dia 4 de maio, quando se encerram as alterações de dados e informações no cadastro eleitoral. Quem não procurar atendimento até esta data, só poderá alterar as informações após as Eleições do mês de outubro.

Vale lembrar que, para emitir o título eleitoral, o jovem do sexo masculino que tem ou irá completar 19 anos em 2022, precisa apresentar o documento que comprova a quitação com a Justiça Militar.

Quais os documentos necessários?

Para emitir o título eleitoral, são necessários os documentos originais de identificação (com informações de nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade) e comprovante de residência recente (últimos 3 meses).

Disque Eleitor

Em caso de dúvidas ou para mais informações, o telefone do Disque Eleitor funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14h e atende todo o estado do Pará, inclusive ligação a cobrar. Basta ligar para o (91) 3346-8100 que terá alguém do TRE do Pará de prontidão para atender ao eleitorado.

Serviço

O atendimento presencial do TRE-PA nas Usinas da Paz ocorrerá até o dia 4 de maio, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h. UsiPaz Cabanagem: Av. Damasco, nº 37, próximo à Estrada do Benjamin, em Belém. UsiPaz Icuí-Guajará: Estrada do Icuí Guajará com a Avenida Independência, em Ananindeua, e UsiPaz Nova União: Passagem Bom Sossego com a Rua Dez de Dezembro, em Marituba.