Adepará leva educação sanitária para alunos do Curso Técnico em Agronegócio do Senar
Peste Suína Clássica foi tema de palestra ministrada por técnicos da Agência. No Pará, a doença está controlada, mas os órgãos de defesa sanitária realizam inspeção constante para evitar o surgimento de novos casos.
A Regional da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) em Moju, na microrregião de Tomé-Açu, no nordeste do estado, realizou neste mês diversas ações de Educação Sanitária no município. Uma delas foi a palestra sobre o Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos voltada para alunos do Curso Técnico em Agronegócio do polo Moju do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizada na Escola Municipal Otto Gomes.
Os agentes fiscais estaduais Emanoel de Jesus Aquino Moreira e Ademir Valente Rodrigues, e o fiscal estadual agropecuário Luís César Acácio abordaram a Peste Suína Clássica, doença infecciosa que acomete os porcos e pode comprometer a atividade econômica da suinocultura.
A palestra faz parte das ações do Programa de Educação Sanitária da Adepará, desenvolvido com o objetivo de levar informações aos alunos de cursos técnicos profissionalizantes que, futuramente, poderão atuar na Defesa Sanitária.
A atividade contou também com a participação da equipe da Unidade Local de Sanidade Agropecuária (Ulsa) de Abaetetuba, por meio da agente fiscal agropecuária Raquelen de Araújo e dos colaboradores Leila Ferreira e Marcos Silva, que somaram esforços para realizar a ação, que contou com grande interação entre alunos e professores.
O último caso da doença registrado no país ocorreu na cidade do Marco, no Ceará, em outubro de 2021. No Pará, a doença está controlada, mas os órgãos de defesa sanitária realizam inspeção constante para evitar o surgimento de novos casos. “É feita vigilância epidemiológica para que se houver um caso suspeito, este seja imediatamente informado no Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (e-sisbravet)”, explicou o agente.
Programa de Educação Sanitária
É realizado pela Adepará com o objetivo de dar suporte às ações de inspeção e defesa animal e vegetal. As ações educativas são desenvolvidas em parceria com órgãos e entidades, bem como com as próprias comunidades, valorizando a integração interinstitucional e o conhecimento local.
Peste Suína Clássica
Também conhecida como febre ou cólera suína, a PSC afeta suínos domésticos e selvagens. A doença é causada pelo vírus RNA. Apesar de não oferecer riscos à saúde humana, é uma das doenças mais relevantes entre as que acometem os suínos domésticos e pode prejudicar a exportação de animais e produtos de origem animal.
Texto: Rosa Cardoso/Ascom Adepará