Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E CIDADANIA

UsiPaz Cabanagem promove inclusão social e atenção à saúde a moradores

O complexo comunitário é um polo de oportunidades e recomeços com serviços gratuitos ofertados diariamente à população

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
22/04/2022 16h59

Desde a inauguração do espaço, em janeiro deste ano, a Usina da Paz, no bairro da Cabanagem, em Belém, tem sido um lugar de oportunidades e recomeços. O complexo, que integra o Programa do governo do Estado, Territórios Pela Paz (TerPaz), dispõe de mais de 80 serviços gratuitos à população ofertados gradualmente por meio de ações integradas de órgãos estaduais, sendo a Fundação ParáPaz um deles, a qual executa 3 projetos: Geração Digital; Escola de Formação e Liderança para a Juventude e Mover Bem-Estar. 

“O intuito é utilizar os espaços disponíveis e promover aos alunos atividades durante todos os dias da semana, porque eles gostam de estar aqui, é um diferencial na vida deles e acabamos atendendo o público de todas as idades. São centenas de pessoas beneficiadas”, pontuou Jucileide Seabra, coordenadora dos projetos na UsiPaz Cabanagem. 

A preparação para o mercado de trabalho é um dos pontos abordados durante a “Escola de Formação e Liderança para a Juventude”, que também garante acesso à informação e trabalha com o protagonismo juvenil focando no âmbito profissional, proporcionando autoconfiança, crescimento, aprendizado e responsabilidade profissional e pessoal aos jovens.

Para Kévia Caroline, de 21 anos, a iniciativa tem a ajudado bastante na procura por trabalho, já que ela não tinha conhecimento de situações básicas, mas que fazem a diferença quando o assunto é contratação para o primeiro emprego, por exemplo. 

“Sou muito tímida, mas estou aprendendo a lidar com isso de uma maneira que não afete meu desempenho numa entrevista de emprego. Aprendemos sobre como agir em momentos importantes, em como fazer um currículo, o que destacar, tudo isso tem me ajudado a aprimorar ainda mais meus conhecimentos”, afirmou.

Segundo Jucileide, o objetivo é atender o público com idade entre 14 e 29 anos, ministrando aulas durante um período de 3 meses, às quartas e sextas-feiras, sendo 3h30min por dia.  Atualmente, são 80 alunos divididos em turmas pela manhã e à tarde. Ao final do curso, em maio, os alunos receberão certificado de conclusão e novas turmas serão abertas. 

Saúde – É no espaço do Teatro, amplo e climatizado, que a professora Naiara Lacerda passa atividades físicas para seus alunos do projeto “Mover Bem-Estar”. A proposta é atender pessoas de todas as idades que tiveram alguma sequela da Covid-19 e estejam com dificuldade de mobilidade, assegurando atenção à saúde e à qualidade de vida. São exercícios voltados à respiração, articulação, sempre com cuidados individuais, já que a maioria é da terceira idade.

Dona Maria de Nazaré, 75 anos, é uma aluna assídua e garante que conta os dias para fazer as aulas e que é uma satisfação enorme participar das atividades. “Gosto de vir pra cá porque já fiz várias amizades e acabo me exercitando de uma maneira mais alegre que nem sinto o tempo passar. Já consigo me mexer e nem fico cansada”, comemorou.

As aulas são de hora em hora e iniciam a partir de 8h até 12h.  

Inclusão – Cerca de 42 alunos estão cadastrados no projeto “Geração Digital”, que
oportuniza jovens, entre 14 e 29 anos, a terem acesso à ferramentas digitais e às vantagens que a tecnologia proporciona, abrindo um leque de opções para o desempenho profissional. As aulas são ministradas duas vezes por semana e a primeira turma se prepara para receber o certificado de conclusão do curso após o período de 3 meses. Novas inscrições serão abertas a partir do mês de maio.