Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Seduc capacita profissionais de Educação Física em Castanhal

A iniciativa mobilizou mais de 80 professores e acadêmicos da Região de Integração do Guamá em nova etapa da “Caravana de Esporte e Lazer”

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
22/04/2022 12h08

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu mais uma etapa da “Caravana de Esporte e Lazer”, realizada em Castanhal, na Região de Integração do Guamá, e garantiu aos profissionais e acadêmicos de Educação Física conhecimentos básicos sobre legislações esportivas, novidades pedagógicas para o ano letivo de 2022, além de possibilitar a troca de experiências.

A iniciativa, que ocorreu nos dias 18, 19 e 20 de abril, foi coordenada pelo Núcleo de Esporte e Lazer da Seduc (NEL), em parceria com a 8ª Unidade Regional de Educação (URE), a Universidade Federal do Pará - Campus I e a Prefeitura de Castanhal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). O projeto surgiu em 2019, com o intuito de levar uma gama de cursos intensivos para diversas regiões do estado.

Mais de 80 professores e acadêmicos de educação física participaram do evento que foi totalmente gratuito, com direito à certificação de 60 horas ao final. Durante três dias de programação, especialistas ministraram seis cursos que abordaram o Sistema Nacional do Esporte Educacional, fundamentos teóricos, vivências práticas da educação física, o esporte de inclusão, entre outras temáticas.

“Voltamos com toda a força e a cada município que visitamos, temos a certeza de que a Seduc está fazendo um brilhante papel realizando este projeto. Na maioria das vezes, as regiões nos relatam que há mais de 15 ou 20 anos não recebiam uma capacitação específica para a área de Educação Física, Esporte e Lazer. Dessa forma, essa presença do Estado faz toda a diferença na prática pedagógica desses profissionais”, enfatizou a coordenadora de Projetos Educacionais do NEL, Ana Cláudia Neves.

Desde o início, a Caravana já passou pelos municípios de Bom Jesus do Tocantins, Salvaterra, Tucuruí, Parauapebas e agora, Castanhal. No total, mais de 475 profissionais e acadêmicos de Educação Física participaram das capacitações que foram ministradas pelas professoras Ana Cláudia Neves, Nilza Pinho, Rosa Rayol e Joyce Amaral.