Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA

TerPaz Itinerante celebra a emancipação de Marituba oferecendo serviços à população

Ação integrada entre secretarias do Governo asseguraram acesso a documentos, a atendimentos de saúde e a curso de capacitação em gastronomia

Por Governo do Pará (SECOM)
21/04/2022 13h57

Os 28 anos de emancipação política de Marituba, nesta quinta-feira (21), foram comemorados durante manhã festiva durante a qual foram disponibilizados muitos serviços à população do município, na Região Metropolitana de Belém.  O programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado, promoveu na Praça Matriz uma edição do projeto TerPaz Itinerante, com serviços de saúde, cidadania e curso de capacitação.

Juciene Figueiredo mora no bairro Mirizal e quando soube do evento aproveitou a oportunidade para resolver um problema antigo. “Vim tirar a segunda via da minha identidade, que eu estava precisando muito. Chegou em boa hora, se não for assim, com esses serviços, é difícil conseguir porque tem que agendar e aí só com dois meses e ainda tem que pagar e o dinheiro tá escasso”, declarou a doméstica.

A iniciativa é uma ação integrada entre as secretarias de Articulação da Cidadania (Seac), de Saúde (Sespa), de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com a Polícia Civil e a prefeitura de Marituba.

“Essa ação está dentro do programa TerPaz Itinerante, que é uma ação do Governo do Estado, levando as ações do TerPaz para vários bairros de Belém e municípios do Estado, para além dos territórios e das Usinas da Paz. É o TerPaz chegando com cursos de gastronomia, ações de cidadania por meio da emissão de documentos, atendimento médico, odontológico, consultas, vacinas, ou seja, atinge todos os paraenses”, explica Haelton Costa, diretor do Programa TerPaz Formação Profissional.

As carretas do TerPaz estiveram disponíveis à população desde as 8h da manhã, com curso sobre produção de hambúrguer artesanal, no caminhão da Gastronomia; emissão de RG (1ª e 2ª vias), com 300 unidades, na Carreta da Cidadania; e atendimento de saúde com clínica médica, clínica pediátrica, vacinação (H1N1, tríplice-viral e covid-19), além de palestras de saúde bucal, escovódromo e entrega de kit de saúde bucal.

CONHECIMENTO

Rildo Silva é maritubense do bairro Beira Rio e conta que, devido à rotina de trabalho, tenta sanar pendências cidadãs no final de semana. Ele aproveitou o feriado para deixar em dia a carteira de vacinação, com a terceira dose da vacina contra covid-19.

“Está sendo muito bom porque a gente quase não tem essas coisas aqui, e tendo serviços assim, itinerantes, no feriado é muito bom, pra gente que não pode faltar trabalho durante a semana pra resolver essas coisas , é maravilhoso”.

Houve busca por mais conhecimento também durante o evento. Shirley Macedo, moradora do bairro Novo Horizonte, trabalha em casa como confeiteira e aproveitou o feriado de Tiradentes para fazer o curso de produção de hambúrguer artesanal.

“Eu vi a oportunidade de aumentar o cardápio para meus clientes, além de agregar conhecimento. Esse tipo de parceria é muito importante, porque antes a gente tinha que sair daqui e ir pra Belém atrás de cursos como esse; agora não, com essas parcerias as oportunidades estão aqui mais próximas da gente, isso facilita nosso acesso ao conhecimento, é um investimento que a gente consegue fazer e um apoio aos microempreendedores locais”.

*Texto de Raiana Coelho (Ascom / Seac)