Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM SANTARÉM

Famílias atingidas pelas chuvas recebem benefício do Programa Recomeçar

Instituído pelo governo do Estado, o benefício já auxiliou mais de 7 mil famílias em várias regiões

Por Camila Santos (SEASTER)
20/04/2022 21h46

O Governo do Pará beneficiou 200 famílias em situação de vulnerabilidade, que foram atingidas pelas fortes chuvas em Santarém, na região Oeste. Nesta quarta-feira (20), durante agenda de trabalho no município, o governador Helder Barbalho entregou os benefícios do Programa Recomeçar, que concede auxílio financeiro em situações emergenciais, para reconstrução dos imóveis danificados pelas águas.

O governador ressaltou sua alegria em entregar obras e benefícios essenciais à população do município. “Agradeço e festejo o povo de Santarém. Hoje, esta região ganha infraestrutura, logística, dignidade e oportunidades para a população”, frisou Helder Barbalho.Helder Barbalho e autoridades locais na entrega dos benefícios às famílias atingidas pelas chuvas e enchentes

Desde dezembro de 2021, chuvas intensas ocasionaram alagamentos em vários pontos da sede municipal de Santarém. Em janeiro deste ano, as chuvas se intensificaram em diversos municípios paraenses, o que levou o governo do Estado a decretar situação de emergência em várias regiões, inclusive em Santarém, por meio do Decreto nº 2.119, de 15 de janeiro/2022.

Inicialmente, as famílias foram acolhidas pela Prefeitura de Santarém, Corpo de Bombeiros Militar e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que atuaram a partir dos cadastros das famílias, para otimizar os atendimentos.

“O Programa Recomeçar tem uma importância imensa para as pessoas atingidas pelas enxurradas porque restabelece a vida social. E isso faz com que o governo do Estado seja partícipe desse processo. O programa já disponibilizou mais de R$ 10 milhões por todo o Pará, com mais de 7 mil famílias atendidas”, informou o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Hayman Sousa. 

Emergências - De acordo com decreto estadual, o Programa Recomeçar é destinado ao atendimento de vítimas de sinistros ocorridos no primeiro semestre de 2022, e em situação de emergência ocasionada por fortes chuvas, deslizamentos, inundações, enxurradas e alagamentos.

Entre os beneficiados estava Pedro Oliveira, morador do bairro  Santaremzinho. Ele disse que o benefício vai contribuir para a reconstrução do muro de sua casa, que foi derrubado pelas chuvas. “Eu estava em casa quando fui surpreendido. A água foi desviando pelos quintais e quebrou o muro de aproximadamente 30 metros. Agora, esse auxílio vai ajudar com certeza na compra dos materiais”, acrescentou.

Rosemaura Nascimento representou uma das famílias contempladas. “Nós estávamos dormindo quando fomos surpreendidos com as chuvas. Não tive perdas na casa em si, na construção, mas perdi quase tudo o que estava lá dentro - eletrodomésticos, sofá, guarda-roupas. Quando vi já tinha perdido tudo. Esse benefício de um salário mínimo vai ajudar, sim. Com certeza, é de bom tamanho”, garantiu a moradora.

Para ter acesso ao benefício do Programa Recomeçar a família deve ter renda mensal de até três salários mínimos e residir em imóvel atingido diretamente pelas fortes chuvas, de forma grave.