Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PATRONO NACIONAL

Polícia Militar celebra Dia de Tiradentes com promoções e condecorações

Governador Helder Barbalho vai presidir a solenidade, na qual haverá 371 promoções de praças e oficiais e entrega de 486 Medalhas do Mérito Tiradentes

Por Governo do Pará (SECOM)
20/04/2022 21h47

O recém-restaurado prédio histórico do Comando de Missões Especiais da Polícia Militar (CME), no bairro da Cremação, em Belém, vai receber nesta quinta-feira (21) a solenidade militar que celebra o Dia de Tiradentes, patrono das polícias militares do Brasil, presidida pelo governador Helder Barbalho. O evento será marcado por 371 promoções de praças e oficiais da corporação, além da entrega de 486 Medalhas do Mérito Tiradentes, uma das maiores honrarias da PM.

O Dia de Tiradentes simboliza para os militares a defesa do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade mesmo com o sacrifício da própria vida, como fez Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que foi alferes de cavalaria. A data é importante para a PM do Pará por ser uma das ocasiões em que os policiais, oficiais e praças são promovidos de graduação ou posto.A Polícia Militar vai comemorar o dia do patrono nacional e as conquistas da corporação

Conquistas - Reformas e construções de unidades, investimento em cursos operacionais, aquisição de equipamentos, aprimoramento das operações policiais e redução dos índices de criminalidade são algumas das conquistas a serem celebradas pela Polícia Militar. Em reconhecimento ao trabalho desempenhado pelos policiais nas ruas, o governador do Estado assinou em março deste ano o reajuste de 10,5% para o soldo da tropa. As promoções e condecorações com as Medalhas Tiradentes, além das comendas de 10, 20 e 30 anos de bons serviços, também demonstram a valorização da corporação.

Durante a cerimônia, a PM também vai celebrar o lançamento da sua primeira revista científica, com artigos sobre segurança pública, escritos por policiais militares e civis, especialistas na área. Haverá ainda a entrega de uma carreta para o Fundo de Assistência Social da PM (FAZ-PM), que atua em diversos municípios, levando serviços que proporcionam bem-estar ao policial militar e sua família.

Seguindo a tradição militar, o evento será encerrado com um desfile das tropas representativas do Estado-Maior Geral, Academia de Polícia Militar Coronel Fontoura, Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, Banda da Polícia Militar, Batalhão de Polícia de Choque, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Quartel do Comando-Geral, Batalhão de Polícia Ambiental, Batalhão de Ações com Cães, Grupamento Motorizado e Regimento de Polícia Montada (RPMont).

Texto: Edson Costa e Taiane Figueiredo – Ascom/PM