Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Científica do Estado participa da Operação Tiradentes 2022

Por Alexandre Cunha (Pol. Científica)
20/04/2022 16h32

Em mais um final de semana prolongado devido ao feriado, em que se espera grande movimento de pessoas nas praias e balneários do Estado, a Polícia Científica do Pará (PCEPA) participará das ações de segurança em Mosqueiro e Salinas, por meio da Operação Tiradentes 2022. Organizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a perícia criminal atuará junto com os demais órgãos para garantir a tranquilidade aos banhistas que devem ir aproveitar o feriado nessas localidades. 

Cerca de 15 servidores da PCEPA atuarão na Operação Tiradentes, que serão distribuídos entre Mosqueiro e Salinas, entre os dias 21 a 25. O objetivo da participação da perícia criminal será garantir a realização de exames de corpo de delito mediante a constatação direta e documentação ágil da prova pericial durante esse período, principalmente em locais de crime contra a pessoa, contra o patrimônio, exames necroscópicos, lesão corporal, sexológicos, drogas de abuso e veiculares, sempre quando houver solicitação da Polícia Civil (PC), que precisa do laudo pericial para autuação criminal.

Nas duas localidades, os peritos criminais da PCEPA atuarão em perícias de local de crime contra a pessoa que envolve remoção de cadáver, exames sexológico e de custodiados em casos de flagrante e exames de drogas de abuso, todos com atendimento durante 24 horas, assim como situações de local de crime contra o patrimônio, perícias veiculares e de objetos, sempre entre os horários de 8h às 18h.

Além disso, será reforçado o efetivo em todos os Núcleos Avançados, com presença de equipe pericial durante todo o período da operação, nos municípios de Abaetetuba, Bragança, Paragominas, Tucuruí, Parauapebas e Itaituba. A Unidade Sede em Belém e Unidades Regionais de Castanhal, Marabá, Altamira e Santarém estarão com funcionamento e atendimento regular, fornecendo eventual apoio às equipes destacadas e aos Núcleos.