Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO

Cooperação técnica entre Emater e Castanhal assegura atendimento a 1.300 famílias agricultoras

Produtores rurais de 25 comunidades serão beneficiados com implementação de novas tecnologias, objetivando o aumento das cadeias produtivas

Por Governo do Pará (SECOM)
20/04/2022 11h28

Um Termo de Cooperação Técnica celebrado entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA) e a Prefeitura Municipal de Castanhal, no nordeste paraense, irá garantir o fortalecimento de ações para melhoria das condições econômicas, ambientais e sociais para 1.300 famílias agricultoras que atuam na região.

A oficialização do Termo 020/2022, com vigência até dezembro de 2024, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (20) visa a promoção do desenvolvimento rural sustentável no município do nordeste paraense. De acordo com o técnico em agropecuária Maximiano José Costa Ribeiro, que chefia o escritório da Emater em Castanhal, a cooperação assegura a continuidade da prestação de serviço às famílias moradoras de 25 comunidades.

“Principalmente, nosso trabalho contribui para garantir a segurança alimentar deste público atendido e incentivamos a melhoria de renda destas famílias, através da implementação de novas tecnologias, visando o aumento da produtividade das cadeias”, ressaltou o chefe local.

As ações de assistência técnica e extensão rural no município irão impulsionar as cadeias produtivas da mandiocultura, horticultura (com destaque para as folhosas), fruticultura (com destaque para o açaí, cupuaçu, limão e abacaxi), pecuária leiteira, criação de pequenos animais (com destaque para a avicultura de corte e de postura), e ainda as culturas de subsistência (milho e feijão).

No sítio Boa Esperança, na Agrovila Iracema, distante 21 km da sede do município, Arlindo Gomes, 62 anos, auxilia o filho Elton, 38 anos, no empreendimento rural da avicultura de postura, com 2 mil animais, que produzem, em média, 900 ovos por dia, para comercialização no mercado local.

Com o apoio da Emater, o avicultor recebeu recursos do Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (Pronaf), no valor de R$ 20 mil, para manutenção da cadeia. “Essa parceria com a Emater é muito importante, pois com a assessoria da equipe do escritório local consegui acessar recursos do Pronaf para investir na minha atividade produtiva”, concluiu Elton Neves.

Texto: Paula Portilho/Ascom Emater