Em 30 dias, a UsiPaz Nova União realizou mais de 10 mil atendimentos
Complexo comunitário, em Marituba, tem atividades voltadas para crianças, jovens, adultos e idosos, em saúde, lazer, entre outras
A Usina da Paz promove diversas atividades voltadas para o público, em geral, entre elas, a prática esportivaLocalizada em um dos cinco municípios que formam a Região Metropolitana de Belém, a Usina da Paz Nova União, em Marituba, desde a sua entrega, no dia 19 de março deste ano, tem ajudado a transformar a rotina dos moradores do município e arredores. Através dela é possível ter acesso a saúde, cidadania, oportunidades e até a um simples lazer.
A UsiPaz funciona e alegra quem nunca um dia imaginou ter uma estrutura como ela tão perto, “hoje em dia a gente tem dentista, esporte, lazer, tudo de graça. Serviços como esses a gente até tinha antes da Usina, mas precisava pagar e a gente não tem condições para isso, e aqui tem qualidade, conforto, apoio, a gente é bem recebido, a gente se sente bem e volta. Nem os serviços particulares atendem com a eficiência da Usina hoje em dia”, relata Paula Soares, moradora do bairro Uriboca, que esteve na última segunda-feira (18) no complexo para solicitar a emissão do RG da filha, e finaliza dizendo que “se não fosse pela Usina da Paz eu ia ter que passar por todo um processo longo de espera, agendamento. Aqui é mais simples e ainda recebe o documento no mesmo dia. A UsiPaz é nota mil”.
Moradora de Marituba na UsiPaz Nova União que reúne serviços de órgãos estaduais e parceriasQuem também é só elogios ao projeto administrado pela Secretaria Estratégica de Articulação e Cidadania (Seac) é a Ana Cristina Espíndola. A dona de casa está conseguindo deixar a saúde em dia graças à seriedade e responsabilidade da equipe médica que trabalha no complexo e recebe com muita atenção cada caso.
“Eu vim dia 07 para a consulta com a clínica, fui bem recebida, bem atendida, consegui fazer meus exames, a minha endoscopia já vai sair na quarta-feira, meu eletro já vai sair agora dia 25, então eu achei super rápido, não é aquela demora como no posto de saúde, que são dois meses de espera. Eu estou achando excelente o atendimento, a estrutura, os outros serviços como o esporte, para ajudar as crianças né que não podem pagar, então para mim tá perfeito. O atendimento é até melhor do que se eu tivesse em um consultório particular, aqui os médicos escutam a gente de verdade para poder prescrever algo”.
Moradora do bairro Uriboca, Paula Soares, conseguiu a RG da filha mais velha nesta segunda-feira (18)Para Kátia de Sousa, gerente-geral da UsiPaz Nova União, o espaço vem cumprindo sua missão e apresenta um resultado mais que satisfatório nesses primeiros 30 dias de desempenho, “neste nosso primeiro mês estamos com a usina plenamente aberta a comunidade de Marituba, ofertando acesso direto dos munícipes às políticas públicas, favorecendo um Estado próximo ao cidadão com políticas fortalecidas e integradas. Através de um Estado presente e atuante oferecemos a população segurança e inclusão social numa perspectiva intersetorial onde perpassam praticamente todas as ações de política pública do Estado. Desta forma, a usina está integrada ao território e a comunidade vem se apropriando desse importante equipamento público. Incluindo também algumas demandas que começam a surgir de municípios que estão nas adjacências, apesar de prioritariamente o atendimento ser aos maritubenses, essa demanda nos sinaliza que o alcance social está ultrapassando as fronteiras geográfica”.
Jefeter Farias, 16 anos: "Eu sempre tive vontade de jogar basquete, a Usina nos trouxe a oportunidade".O complexo comunitário conta com os serviços de mais de 20 órgãos estaduais e instituições parceiras, sendo uma extensão física do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), que já atuava no bairro, levando diversas ações de cidadania, segurança, saúde, esporte e lazer. Hoje comemora seu primeiro mês de funcionamento com a marca de mais de 10 mil atendimentos realizados.
"A Usina da Paz Nova União está cumprindo o seu objetivo, que é oferecer oportunidades e resgatar a autoestima da população, realizando atividades de empreendedorismo, formação profissional, cultura, entre outras. Está reunindo jovens que muitas vezes ficavam com parte do seu tempo ocioso, por falta de alternativas, e agora passam a realizar atividades esportivas, de cultura, oficinas, reforço escolar. Mas, igualmente, cuidamos da qualificação dos adultos. O bairro acaba tendo um quadro de pessoas mais habilitadas para o trabalho, com melhores ganhos e passando a acreditar mais em sí mesmas. Assim, a UsiPaz está realmente mudando a vida das pessoas. Esse é só o começo de uma gama de atividades que os moradores de Nova União/São Francisco, em Marituba, estão vivendo. E nós estamos muito felizes em oportunizar esses caminhos de melhoria de vida, felizes em fazer parte de tudo isso", expressa o titular da Seac, Ricardo Balestreri.
O jovem de 16 anos, Jefeter Farias, agora ocupa parte do dia se exercitando em uma das quadras de esporte da UsiPaz, treinando as habilidades no basquete que, de acordo com ele, o ajuda na saúde do corpo e da mente.
"É um projeto muito bom, principalmente a questão do esporte, porque é uma coisa que traz disciplina na vida da pessoa, ocupa nossa mente, é bom pra saúde do corpo também. Estão fazendo um ótimo trabalho aqui na Usina em disponibilizar esse espaço para gente praticar mais, aprender mais, se profissionalizar quem sabe, eu sempre tive vontade de jogar basquete, mas não tinha aqui antes uma quadra com cesta, aro, bola e a Usina aqui nos trouxe essa oportunidade”, disse Jefeter.
Serviços
A Usina da Paz promove diversas atividades voltadas para o público em geral. São ofertados mais de 80 serviços gratuitos que estão sendo disponibilizados, gradativamente, pelos órgãos e entidades parceiras do Estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.
Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e duas bibliotecas, adulto e infantil. Além disso, é disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wi-fi gratuito para os usuários da Usina da Paz.
O complexo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados das 8h às 14h.