Handebol do Pará é destaque nos Jogos Escolares da Juventude
No primeiro dia de competição das modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) que estão acontecendo em Brasília, na última terça-feira (21), as jogadoras do handebol paraense, mais precisamente do município de Rondon do Pará, começaram muito bem a competição e venceram o estado de Mato Grosso do Sul por 24 a 11.
A estudante Ivânia da Costa,17 anos, disse que está muito feliz por esse primeiro resultado positivo e espera chegar nas finais. “Estamos todas muito contentes com o nosso desempenho. O município fica muito longe de Belém e apesar de todas as dificuldades que temos para participar das competições sempre tentamos dar o melhor, isso tudo pelo amor que temos ao handebol”, destacou a armadora esquerda do time de Rondon.
O time de handebol feminino é da Escola Estadual Dionísio Bentes de Carvalho, do município de Rondon do Pará e sempre se destaca nas competições dos Jogos Escolares da Juventude, a equipe já conseguiu levar para casa duas medalhas de prata em edições anteriores. São campeãs estaduais desde de 2010, ou seja, são invictas no Estado do Pará há oito anos, resultado de muito esforço das alunas, mas também de muito empenho do técnico Antônio Fernandes.
Antônio é professor de Educação Física da Escola Dionísio e atua como técnico desde 2008. Tem em seu currículo trabalhos muito importantes em prol do esporte escolar e principalmente para o handebol de Rondon e do Pará, realizando um trabalho de base que já rendeu muitos frutos.
“Eu gosto muito do meu trabalho e isso faz muita diferença, mas o meu maior desafio é poder contribuir para a formação de pessoas, de cidadãos de bem, e todos nós sabemos que o esporte é uma importante ferramenta para isso. Todos os dias estamos, juntos, superando desafios e poder estar ao lado delas e ajudar a passar por essas barreiras é muito importante para mim”.
Resultados
O handebol masculino, representado pela Colégio Sucesso, apesar de todo o esforço acabou perdendo pelo placar de 25 a 13 para o estado do Paraná.
As jogadoras do futsal feminino foram muito bem e venceram o estado de Mato Grosso por 8 a 6. Os jogadores do Colégio Santa Rosa realizaram um jogão contra o estado de Santa Catarina. No tempo normal a equipe do Pará empatou em 2 a 2, com isso o jogo foi decido nos pênaltis terminando 4x3 para Santa Catarina.
No basquete masculino, os estudantes do Pará realizaram um jogo digno de primeira divisão dos Jogos Escolares da Juventude. A partida entre Pará e Rio de Janeiro permaneceu com o placar acirrado na maior parte do tempo, mas os cariocas conseguiram fechar o jogo em 49 a 46. O time do Colégio Santa Rosa apesar da derrota tem muita confiança para o próximo jogo quando enfrentará o estado de Pernambuco.