Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO SOCIAL E ECONÔMICA

Mulheres elevam renda com curso de Panificação e Confeitaria, em Mãe do Rio

Alunas são capacitadas pelo 'Qualifica Pará', e aumentaram o orçamento familiar com a venda de ovos de chocolate na Páscoa

Por Camila Santos (SEASTER)
18/04/2022 13h05

Aluna com a mão no chocolate para ovos de PáscoaDesde que foi lançado, o programa "Qualifica Pará" tem impulsionado a inserção e reinserção no mercado de trabalho de centenas de paraenses. Em abril, a iniciativa chegou no município de Mãe do Rio e tem agregado conhecimento e informações a 20 alunas do curso de culinária básica. As aulas deste mês contribuíram na produção de ovos de chocolate e movimentaram o período da páscoa.

Rosivalda Souza está como instrutora do curso. Ela conta  que ministra cursos há mais de 25 anos anos e se sente honrada por contribuir com conhecimento e qualificação por todo o estado, em especial a pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

"Ministrar o curso me proporciona uma grande satisfação e alegria, principalmente em saber que eu estou ajudando alguém a fazer diferença na sua vida, na sua própria história. O mercado de trabalho está exigindo cada vez mais qualificação e se você ajuda alguém a ter mais informação diante do mercado, você também o ajuda a ter um futuro melhor, e isso é fantástico. Então é com muito amor e satisfação que eu faço esse trabalho, e quando você ama o que faz, se torna benção na sua vida e na vida do outro", destacou Rosivalda.Em Mãe do Rio, Qualifica Pará começou neste abril

Já para a aluna  Maria Edineia, os cursos são uma oportunidade para gerar renda e iniciar o primeiro negócio.

"Para mim o curso foi de grande importância, eu aprendi coisas muito necessárias e que agora eu vou poder usá-las para trabalhar, por em prática o que eu aprendi e, através desta produção, ter minha renda própria. Neste final de semana  produzi ovos de páscoa para vender. Aqui são vinte mulheres formadas e todas com um mesmo objetivo, só faltava a oportunidade, por isto agarrei este curso e só tenho a agradecer", contou uma das alunas participantes.

Com 1.452 turmas e 45 tipos de cursos, o programa atenderá aproximadamente 30 mil pessoas residentes nos 144 municípios paraenses. A coordenação do programa está sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

Para mais informações, acesse o site www.seaster.pa.gov.br.