Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Lideranças comunitárias de Icoaraci conhecem as obras de ampliação do Hospital Abelardo Santos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/10/2018 00h00

Lideranças comunitárias do Distrito de Icoaraci visitaram nesta quinta-feira (25) as instalações do Hospital Abelardo Santos, para esclarecer dúvidas sobre o andamento das obras de ampliação, que já entraram na etapa final, e o sistema de gestão do hospital. O secretário de Estado de Saúde Pública, Vítor Mateus, e a presidente da Companhia de Habitação do Pará, Lene Farinha, conversaram com os comunitários.

“Eu vim me informar principalmente sobre como vai ser o funcionamento do hospital, nesse sistema de organização social”, disse o líder comunitário Reinaldo Sacola. “Fiquei satisfeito com o que ouvi, pois tive a certeza que essa história de privatização, de atendimento pago, não vai existir. É só boato”, afirmou Reinaldo.

O secretário Vítor Mateus assegurou que “teremos aqui um hospital administrado por uma organização social, com a certeza de que o atendimento será gratuito a todos que procurarem o 'Abelardo Santos', a exemplo do que já vem acontecendo em outros hospitais entregues pelo governo”.

Cerca de 50 líderes comunitários conheceram o hospital e ficaram surpresos com o andamento das obras, já em fase de acabamento. “Eu não esperava encontrar num estado tão adiantado, confesso”, disse a líder comunitária Bernadete Pinheiro. Após uma rápida reunião, o grupo visitou todos os oito andares do Hospital Abelardo Santos e recebeu explicações sobre os serviços que serão prestados à comunidade.

Estrutura - O “Abelardo Santos” terá, em sua primeira etapa de funcionamento, 240 leitos operacionais, sendo 150 para internação, divididos em 50 leitos para Ginecologia, Obstetrícia Clínica e Obstetrícia Cirúrgica; outros 50 para pediatria e clínica cirúrgica, além de mais 50 para clínica médica e especialidades.

A distribuição de leitos complementar será de 60 para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), sendo 20 para Neonatal, 20 para Pediátrica e 20 para UTI Adulto. Outros 30 leitos, destinados às Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs), serão divididos em 20 para a Neonatal e 10 para o método canguru, destinado a bebês prematuros. Haverá ainda 24 leitos para Urgência e Emergência, sendo 20 de observação e quatro de isolamento. Na segunda etapa de funcionamento, o número de leitos de internação subirá para 100.

Mas é nas especialidades ambulatoriais que o Hospital Abelardo Santos se destacará, com Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Cardiologia, Cirurgia Vascular, Gastroenterologia e Hepatologia, Nefrologia, Neurologia, Obstetrícia de Alto Risco, Pediatria, Pneumologia e Urologia. Pacientes renais crônicos terão à disposição 22 máquinas de hemodiálise. “Eu sou diabética, paciente renal crônica e hoje descobri que o ‘Abelardo’ terá mais de 20 máquinas para meu tratamento”, ressaltou Bernadete Pinheiro. Emocionada, ela disse que “Icoaraci vai receber agora, com o ‘Abelardo’, a melhor atenção na área hospitalar”.

Abrangência - Com entrega prevista para dezembro deste ano, o Hospital Abelardo Santos tem 10 andares e, após a conclusão, se tornará o maior hospital público da Região Metropolitana de Belém, beneficiando cerca de 1,2 milhão de pessoas.

No 10º andar está a laje técnica, onde serão instalados alguns equipamentos de ar-condicionado, placas solares e boiler-tanque, que armazena e mantêm a água sempre aquecida. O 9º e o 8º pavimentos serão destinados à expansão de atividades da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A obra prossegue nas demais áreas internas dos pavimentos, desde o 7º até o térreo. Nesse e no 6º andar as equipes estão em fase final dos trabalhos. A próxima fase inclui pintura; automação (serviço de comunicação interna) e instalação de forro de gesso (já concluída) e forro removível (em conclusão). Nos dois pavimentos, os espaços contam com amplas sacadas com vista para a Avenida Augusto Montenegro.

No 5º andar, a estrutura do forro removível já está pronta, enquanto no 4º pavimento as instalações hidráulicas, fiações elétricas e revestimento em cerâmica estão concluídos, bem como a instalação de ar-condicionado. Segundo o projeto, o 2º andar será destinado à área técnica, que concentrará outra parte dos equipamentos, e no 10º andar ficarão as instalações de aparelhos de ar-condicionado.

O primeiro pavimento tem ampla área livre e ventilada. A estrutura física tem quatro fachadas. Logo na entrada do hospital há um amplo espaço, onde funcionará a área de Urgência e Emergência. O anexo, área de uso funcional, vai abrigar atividades complementares, com ambientes elaborados para capacitação do corpo funcional, a partir de oficinas, cursos e eventos. O espaço conta ainda com auditório, lavanderia, refeitório, copa/cozinha, vestiários, banheiros, estacionamento para 159 veículos e subestação.