Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Governador vistoria obras de ampliação e modernização do Hospital Abelardo Santos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/10/2018 00h00

O governador Simão Jatene visitou neste sábado (1º) as obras de construção do Hospital Abelardo Santos, no Distrito de Icoaraci, em Belém. Na visita, que durou aproximadamente três horas, o governador fez observações sobre o andamento dos trabalhos e pediu a inclusão de mais benefícios ao projeto.

O prédio do novo “Abelardo Santos” terá 10 andares, e após a conclusão será o maior hospital público da Região Metropolitana de Belém, beneficiando cerca de 1,2 milhão de pessoas. A parte estrutural está 100% concluída. Agora, a obra está na fase de acabamento.

Com mais de 28 mil metros quadrados, a obra de construção e aparelhamento do novo hospital tem aporte financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com investimentos de R$ 196 milhões.

Após a entrega, a população passará a contar com serviços de clínica pediátrica, cirúrgica, médica e de traumatologia, terapia renal, unidade de transplante, maternidade, unidade de tratamento intensivo (UTI) infantil e adulto, centro cirúrgico com seis salas, laboratório de análise clínicas, serviço de reabilitação e centro de diagnóstico por imagem, que fará exames mais completos de mamografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Estrutura - De alta complexidade, o novo hospital ofertará à população 800 leitos. Desses, 90 serão de UTI – que ocupará um andar inteiro –, além de 150 leitos operacionais de internação, mais cinco leitos de PPP (pré-parto, parto e puerpério) da Rede Cegonha e 24 leitos de observação de urgência/emergência, a partir do perfil assistencial estabelecido, no qual já estão contemplados ambientes e serviços referentes ao Programa da Rede Cegonha, Neonatologia Completa - com UTI e UCIs (Unidades de Cuidados Intermediários) -, UTIs Adulta e Pediátrica, Banco de Leite Humano, Centro Cirúrgico/Obstétrico e Unidades de Internação Pediátrica e Obstétrica.

Ecologicamente correto, o hospital terá em seu 10º andar uma laje técnica, espaço para instalação de parte dos equipamentos de ar-condicionado, placas solares e boiler-tanque, que armazena e mantém a água sempre aquecida. O 8º e o 9º pavimentos serão destinados à expansão de atividades da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Acabamento - A obra prossegue nas demais áreas internas dos pavimentos, do 7º ao térreo. Neste e no 6º andar, o trabalho está em fase de acabamento final, e logo entrará na fase da pintura, além da automação (serviço de comunicação interna), forro de gesso já concluído e forro removível em conclusão. Nos dois pavimentos, os espaços contam com amplas sacadas, com vistas para a Avenida Augusto Montenegro, principal via de acesso a Icoaraci.

Para Simão Jatene, espaços que ainda possam ser inseridos à obra “servirão para que não só os pacientes e familiares, mas também os funcionários, médicos e enfermeiros tenham plenas condições de trabalho”.

Segundo o governador, o novo Hospital Abelardo Santos “significa, ao lado da construção dos outros hospitais regionais, um divisor de águas na história do atendimento à população na área de saúde”.