Graesp transporta até Santarém seis tripulantes de embarcação naufragada no Marajó
Toda a área de Segurança Pública do Estado foi mobilizada para ajudar a localizar, prestar assistência médica e levar os tripulantes de volta as suas famílias
Uma aeronave do Governo do Pará fez nesta quinta-feira (14) o traslado dos seis tripulantes de uma embarcação que naufragou no Arquipélago do Marajó. Eles estavam desaparecidos desde o último dia 28 de março, quando ocorreu o naufrágio, e foram levados para Santarém, na região Oeste, município de onde partiu a embarcação no dia 24.
Os tripulantes foram encontrados próximo ao município de Chaves, no Marajó, resgatados de helicóptero pela Marinha do Brasil na quarta-feira (13) e encaminhados à capital paraense. Em Belém, foram recebidos por ambulâncias do Corpo de Bombeiros Militar, que os encaminhou para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sacramenta, onde receberam toda a assistência médica necessária.
Na manhã de hoje (14), a equipe do Corpo de Bombeiros levou os seis tripulantes ao hangar do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
Para o transporte até Santarém foi usado um avião Caravan (guardião 07). O comandante da aeronave, coronel PM Cristiano Loureiro, destacou a satisfação em poder levar alívio aos familiares dos tripulantes desaparecidos. “Nós recebemos essa demanda de fazer o transporte dessas pessoas que estavam em naufrágio em Chaves. Como servidores, temos o dever de atender à população, e como ser humano nos sentimos muito gratos de fazer parte desta ação, que traz conforto para essas pessoas. Imaginar que elas passaram sufoco no naufrágio, e agora podemos levá-los de volta a sua residência, é muito gratificante”, disse o comandante.
A Segurança Pública do Estado atua no caso desde que tomou conhecimento do naufrágio. Equipes da Polícia Civil de Santarém iniciaram as investigações. Nas buscas, o Grupamento Fluvial (GFlu), também vinculado à Segup, fez incursões na área do último contato com a embarcação. Após a localização dos tripulantes, equipes do Corpo de Bombeiros prestaram todo o apoio médico.
Atuação imediata - O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, destacou o trabalho realizado pelas equipes nos momentos decisivos. “Desde quando foi noticiado por familiares sobre o desaparecimento de um grupo de tripulantes de uma embarcação que saiu de Santarém a caminho de Chaves, a Polícia Civil iniciou as investigações para apurar o ocorrido. O Grupamento Fluvial, assim como o Grupamento Aéreo, deram suporte e conseguimos localizar, através da Marinha do Brasil. Em Belém, tiveram todo o suporte no Corpo de Bombeiros Militar e foram levados a uma unidade de Pronto Atendimento, para que fosse feito o tratamento adequado”, relatou.
Ainda segundo o titular da Segup, “agora o Graesp, fazendo a mobilização deles de Belém até Santarém, de onde são todos oriundos, para que possam ser entregues aos familiares. Estão todos bem de saúde. Mais uma vez os grupamentos Aéreo e Fluvial, a Segurança Pública de modo geral, atuaram na preservação da vida da nossa população”.
Texto: André Macedo – Ascom/Segup