Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hemopa lança campanha da Páscoa para impulsionar coletas de sangue

“Nesta Páscoa, demonstre seu amor ao próximo. Doe sangue e salve”, é o tema da campanha da Fundação para Semana Santa

Por Vera Rojas (HEMOPA)
12/04/2022 14h23

A animação da Caravana Dia Feliz“Nesta Páscoa, demonstre seu amor ao próximo. Doe sangue e salve”. Esse é o tema da campanha da Fundação Hemopa de incentivo à doação voluntária de sangue em alusão à Pascoa, comemorada neste domingo (18). A ação estratégica teve início, nesta terça-feira (12), e se estenderá nos dias 13, 14 e 16 de abril, com a finalidade de abastecer o banco de sangue de Belém.

Com uma vasta agenda de campanhas com instituições parcerias, no primeiro dia campanha, a sede da Fundação Hemopa, em Batista Campos, recebeu a Caravana Solidária composta por voluntários do projeto social "Dia Feliz”, que completa 12 anos. Fundado pelo empresário Joab Costa, a ação solidária também tem como padrinho da ação, o humorista Epaminondas Gustavo, que faleceu em decorrência da Covid-19.

Para Joab, a doação de sangue é primordial . “Não tem como falar de assistência social, sem falar sobre a doação de sangue, porque você não doa um produto, você multiplica a vida, histórias, continuidade do ser humano. É uma atitude extremanente  fundamental. Obrigada a todos que aderiram a nossa campanha em favor da vida”. Doadora de sangue posa com brinde da Páscoa

Essa ação comemorativa do projeto está mobilizando voluntários de 28 cidades paraenses onde o projeto foi implantado. Hoje, a campanha está acontecendo em Belém. Nos dias 13 e 14, em apoio à campanha de doação de sangue na Faculdade Estácio, no Shopping Metrópole, em Ananindeua.

Leandro de Oliveira Pinheiro, 23, acadêmico de Farmácia, foi um dos voluntários do projeto “Dia Feliz”, que salvou vidas com a sua doação de sangue. “Vim doar sangue atendendo convite do projeto. Sei que vou ajudar muitas. Muitas pessoas têm medo e não é assim. A doação de  sangue não dói, é rápida e faz muito bem para quem doa”.

Com o mesmo entusiasmo, a massoterapeuta Zandra Magalhães Ribeiro, 46, realizou sua primeira doação de sangue, nesta terça-feira. “Me conscientizei sobre a importância desse ato solidário, depois de uma palestra que participei, e soube que meu gesto vai salvar muitas vidas. Isso me deixou impactada e decidi ajudar”.

É importante ressaltar que o código dos doadores encaminhados pelo projeto “Dia Feliz” é 1075.

A massoterapeuta, Zandra Magalhães Ribeiro, 46: "Me conscientizei sobre a importância desse ato"Redenção - O Hemonúcleo de Redenção (Henre), abriu sua campanha da Páscoa, ontem, dia 11, com o objetivo de reforçar seu estoque técnico. A ação estratégica se estenderá até dia 14. Os doadores da campanha serão brindados com mensagem com um chocolate e decoração especial da unidade de coleta de sangue.

Entre os voluntários da campanha, esteve Kelly Cristina Machado Soares, 31 anos, que efetuou sua segunda coleta de sangue. “Acho a doação de sangue importante por ser um ato de solidariedade para com o próximo, pois muitas pessoas podem estar precisando e a gente não sabe”. No Hemonúcleo de Redenção, a técnica em Enfermagem, Maria Aldenir faz lembrancinhas para os doadoresA campanha da Páscoa do Henre conta com um apoio muito importante: a servidora técnica de Enfermagem, Maria Aldenir, todos os anos  dedica um pouco de seu tempo como voluntária na produção de lembrancinha e a decoração especial para os doadores da semana. Todos agradecem.

Para doar sangue, os voluntários precisam seguir os critérios básicos:

•  Ter entre 16 e 69 anos, (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);

•  Estar bem alimentado;

•  Pesar mais de 50 kg;

• Estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH), passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas  basta esperar sete dias após cada dose.

É necessário ficar atento também para os sintomas gripais. Quem apresentou qualquer sintoma, deve esperar 15 dias após o fim dos sintomas, se tiver o teste de comprovação que não é Covid-19. Caso não tenha o teste de Covid, deve esperar 30 dias após os sintomas gripais.