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Seduc classifica professores da rede pública para seletiva nacional de intercâmbio nos EUA

Quatro professores da rede estadual de ensino foram escolhidos na primeira fase da seleção

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
12/04/2022 12h00

A Secretaria do Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Fulbright Brasil, anunciou os quatro professores da rede pública estadual que seguem para a etapa nacional de uma seletiva para intercâmbio nos Estados Unidos. A iniciativa faz parte do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers – Fulbright DAI).

O projeto consiste em aulas, metodologias de ensino em inglês diferenciadas e estágios em escolas norte-americanas, com duração de seis meses (de agosto a dezembro de 2022). Vale destacar que o Fulbright existe no país desde 1957 e já levou mais de 4.900 brasileiros para estudar nos Estados Unidos, garantindo aos selecionados a possibilidade de se conectar com pessoas de mais de 160 diferentes localidades do mundo. 

Uma das selecionadas foi a professora Aline Mendes, que leciona na Escola Estadual Poranga Jucá, em Belém, e disse ter visto a notícia sobre o programa através de uma publicação no site da Seduc e esperava por essa oportunidade há um bom tempo.

“Quando eu estava na faculdade, uma das minhas professoras participou de um programa da Fulbright, em parceria com a Seduc. Portanto, desde essa época já pensava em prestar esse concurso”, revela

Expectativa

Ela conta que já está se preparando para as próximas etapas, bem confiante, e que anseia pelo conhecimento que pode adquirir nesse intercâmbio. “Desejo crescer como pessoa e como profissional, aprender novas metodologias para repassar aos meus alunos e, também, pretendo aplicar este conhecimento diretamente nas escolas em que eu atuo, transformando essa realidade estigmatizada que a escola pública tem”, destacou.

Outro professor classificado é Vitor da Silva Carvalho, da Escola Estadual Frei Ambrósio, em Santarém. O educador pretende não apenas um acréscimo em seu currículo, com o intercâmbio, mas também ter um subsídio de informações para que possa aplicar nas escolas da rede pública estadual.

“As minhas expectativas para as próximas etapas são de realizar todos os requisitos que preciso para conquistar uma das vagas. Desde já, tudo isso representa uma grande vitória para o grupo de professores de língua inglesa que trabalham em escolas públicas”, enfatizou.

Oportunidade

A professora Cleide Oliveira, que leciona na Escola Estadual Ducilla do Nascimento Almeida, em Altamira, comentou que acompanhava as redes da Fulbright e por lá viu o anúncio do edital.

“Participar de um processo seletivo como este, pode gerar muita insegurança, pois sabemos que existem muitos profissionais da educação excepcionais concorrendo também. Entretanto, acredito que cada história tem a sua essência e verdade, por isso, para as próximas fases, pretendo compartilhar minha trajetória como educadora, sem me afastar da minha essência como pessoa e espero que isso possa interessar a comissão”, revelou.

A educadora disse, ainda, que tudo isso representa o compromisso do Governo do Estado, por meio da Seduc, com a melhoria da educação pública paraense.

“Este é mais um passo para a transformação na realidade de ensino de inglês em nossa região, além de representar o comprometimento com a formação integral dos professores da rede. A bolsa é uma chance de trazer investimentos e desenvolvimento para as escolas da região do Xingu, onde atuo, saindo do caminho tradicional que é os grandes centros urbanos”, concluiu Cleide Oliveira.

O professor Leonardo Andrade, lotado na Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) Francisco da Silva Nunes, em Belém, também foi um dos quatro selecionados para a próxima fase classificatória.

Etapa nacional

A seleção será dividida entre três fases, começando pela avaliação das candidaturas por um comitê constituído por especialistas indicados pela Comissão Fulbright e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Na primeira fase, será julgada a proficiência dos professores através da prova do TOEFL. Por último, serão realizadas entrevistas por videoconferência ou telefone, com os candidatos que passarem nas duas primeiras fases, para que sejam escolhidos oito educadores para a etapa internacional.

Texto: Yasmin Seraphico/Ascom Seduc